Conteúdo

Presidente da Câmara assume pelouros de vereadora demissionária

Câmara Municipal vai continuar a trabalhar em prol do progresso desta terra e das suas populações

19 de dezembro, 2016
Presidente da Câmara assume pelouros de vereadora demissionária
O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto afirma-se surpreendido pela recusa da Dra. Isabel Coutinho das funções que exercia como vereadora a tempo inteiro, comunicada pessoalmente no dia 16 de dezembro, e requerida por escrito, na mesma data, com efeitos a partir do próximo dia 20 de dezembro, inclusive.
Francisco Alves lamenta que eventuais discordâncias se tenham sobreposto aos ideais e ao projeto que abraçaram juntos para o concelho de Cabeceiras de Basto quando aceitaram integrar as listas do Partido Socialista às eleições autárquicas de 2013 para a Câmara Municipal.

Da carta de demissão o Presidente da Câmara sublinha a afirmação da senhora vereadora de que «não se identifica com as opções e com o rumo de orientação que tem sido seguido e assumido nos últimos tempos». Lembra, contudo que tais orientações são traçadas pelas deliberações do Executivo Municipal e pela Assembleia Municipal, órgãos eleitos democraticamente pelos Cabeceirenses. Acresce ainda que tais opções resultam também do cumprimento de um programa que apresentaram aos Cabeceirenses e que tem tido o apoio atento e inequívoco do Partido Socialista em nome do qual foram eleitos.

O Presidente da Câmara afirmou a este propósito que «gerir a Câmara Municipal é uma tarefa difícil e complexa. As dificuldades são diversas perante sensibilidades e interesses legítimos, por vezes antagónicos. Mas, é nosso dever de eleitos atuar com equilíbrio em defesa do Concelho e dos Cabeceirenses. É isso que procuro fazer quotidianamente e continuarei a fazer». E acrescenta: «além dos pelouros que refere, também confiei à senhora vereadora a função de vice-presidente, facto que na carta esquece, mas que é revelador do grau de confiança da minha parte».

Francisco Alves afirma que «nos termos da carta da senhora vereadora resulta que não tenho qualquer hipótese de evitar a recusa dos pelouros decidida unilateralmente pela Dra. Isabel Coutinho, esperando, contudo, a partir de agora, o contributo positivo da senhora vereadora no funcionamento e decisões do Executivo Municipal, em prol do Concelho e dos Cabeceirenses e no respeito pelos princípios e programa apresentados pelo Partido Socialista e votados democraticamente».

O Presidente da Câmara assume, a partir do próximo dia 20 de dezembro, os pelouros que estavam confiados à Dra. Isabel Coutinho e dá a garantia aos Cabeceirenses que a Câmara Municipal vai continuar a trabalhar em prol do progresso desta terra e das suas populações, defendendo, arduamente, os interesses do concelho, seja na saúde, no abastecimento de água, no saneamento, na recolha de resíduos sólidos, no desenvolvimento económico e emprego, na educação, na cultura, no apoio aos mais carenciados, no desporto, enfim, nas diferentes áreas da atividade municipal e onde quer que os Cabeceirenses necessitem do trabalho dos seus autarcas.
Scroll