Conteúdo

Cabeceiras de Basto acolheu 5º Encontro das Romarias do Minho

Presentes procuram formas de colaboração tendo em vista uma candidatura

2 de dezembro, 2016
Cabeceiras de Basto acolheu 5º Encontro das Romarias do Minho
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, presidiu no dia 30 de novembro, na Casa do Povo do Arco de Baúlhe, ao 5º Encontro das Romarias do Minho que juntou vereadores e técnicos da área da Cultura dos municípios do Minho e Alto Minho, bem como representantes da CIM do Alto Minho, membros das Confrarias e Comissões de Festas, como é o caso da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, anfitriã deste encontro.
Neste evento marcaram também presença os vereadores Dra. Isabel Coutinho e Alfredo Magalhães, bem como o secretário da União de Freguesias do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Carlos Teixeira.

Braga, Celorico de Basto, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Esposende, Vila Verde, Ponte de Lima e Ponte da Barca foram alguns dos municípios presentes neste encontro que acolheu também, pela primeira vez, representantes de Barcelos, cuja romaria em destaque é a Festa das Cruzes.

Durante esta iniciativa, na qual foi apresentado o trabalho desenvolvido até ao momento pela Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe, foram partilhadas experiências, bem como as dificuldades sentidas, designadamente ao nível da inventariação das romarias, sendo também apontados os caminhos a trilhar para o futuro.

As delegações presentes procuram formas de colaboração, tendo em vista a concretização da candidatura das Romarias do Minho ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Scroll