Conteúdo

Dia Municipal para a Igualdade

Candidatura para “Formação de Públicos Estratégicos” em fase de análise

24 de outubro, 2016
Dia Municipal para a Igualdade
O papel das autarquias locais tem sido destacado como crucial para o desenvolvimento de políticas locais que promovam a coesão e o desenvolvimento social ancorado numa visão de desenvolvimento sustentável.

Os órgãos de administração local, pela sua proximidade aos cidadãos, assumem-se como entidades fundamentais no combate à reprodução das desigualdades em função do género.
O Município de Cabeceiras de Basto não se tem alheado deste papel e, ao nível da temática da Igualdade de Género, tem vindo a realizar um percurso progressivo mas consistente nas suas opções de planeamento e desenvolvimento de ações, integrando-a nas diversas políticas municipais, numa ótica transversal: ao nível interno, na perspetiva de implementação de boas práticas organizacionais, ao nível externo, através de ações e projetos que incorporam esta ideia central no quadro dos direitos humanos e da qualidade de vida concelhia.

Neste dia em que se assinala o Dia Municipal para a Igualdade, comunicamos mais um passo revelador do investimento da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto neste domínio: encontra-se em fase análise a candidatura para “Formação de Públicos Estratégicos”, submetida em julho de 2016, no âmbito do Portugal 2020 – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Os objetivos, em síntese, prendem-se com o seguinte: Qualificar os profissionais das diversas áreas de competências em domínios associados à promoção da igualdade de género, à prevenção e combate às discriminações em razão do sexo, da orientação sexual e da identidade de género, à prevenção e combate à violência doméstica e, em geral, à violência de género, incluindo a mutilação genital feminina, à prevenção e combate de tráfico de seres humanos, e ao apoio e acompanhamento especializado a vitimas e agressores.

Este, que será um instrumento efetivo de promoção da igualdade, irá decorrer durante o período de 12 meses e envolverá os parceiros locais.
Scroll