Conteúdo

Município homenageia oito cidadãos e uma coletividade

Cerimónia evocativa do Dia do Município de Cabeceiras de Basto

29 de setembro, 2016
Município Cabeceirense homenageia oito cidadãos e uma coletividade
Oito cidadãos e uma coletividade foram esta manhã, dia 29 de setembro, homenageados durante a sessão solene do Dia do Município, uma cerimónia pública de grande simbolismo que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A homenagem da Câmara Municipal às individualidades/coletividade que prestigiaram e continuam a prestigiar o Município traduziu-se na entrega de quatro Medalhas de Prata e cinco Votos de Louvor, Congratulação e Regozijo.
As Medalhas de Prata foram entregues a Bernardino Pereira, Luís Gonçalves, João Machado e Francisco Teixeira, este último a título póstumo, e os Votos de Louvor, Congratulação e Regozijo a Hélder Miranda, Rui Miguel Teixeira, Hélder Gonçalves, João Casimiro Almeida e ao Contacto Futsal Clube.

A cerimónia evocativa da efeméride presidida pelo edil da Câmara Municipal, Francisco Alves, contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, dos vereadores e dos presidentes das Juntas de Freguesia, o comandante do RC6, o comandante do Destacamento da GNR de Guimarães, o comandante do Posto da GNR de Cabeceiras de Basto, o Comandante dos Bombeiros Cabeceirenses, entre outros autarcas e demais convidados, familiares e amigos dos homenageados e público em geral.

A cerimónia do Hastear da Bandeira contou com a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.

O início desta sessão solene ficou marcado pela atuação do músico Hélder Gonçalves e pela entrega das medalhas e votos aos homenageados. Na oportunidade, os mesmos galardoados preferiram palavras sentidas e emocionadas de agradecimento à Câmara Municipal.

O presidente da Câmara, na sua alocução lembrou que “comemorar o Dia do Município é lembrar tudo aquilo que nos une na defesa da nossa terra, sejam as gentes e os seus valores, seja o património, a história, a cultura. Comemorar o Dia do Município é também lembrar e homenagear os Cabeceirenses, pessoas singulares ou coletivas, que, através de feitos extraordinários, têm contribuído para elevar o nome, o prestígio e a imagem de Cabeceiras de Basto e dos Cabeceirenses”.

E continuou: “comemorar o Dia do Município é lembrar e reafirmar que somos um dos mais antigos e históricos concelhos do Minho, um concelho com um vasto património paisagístico e arquitetónico de que se destacam naturalmente o Basto – o guerreiro que simboliza a raça das gentes desta região, da sua alma e tradições, e que nele, os habitantes de Cabeceiras, se reveem na coragem e honradez – e o NOSSO MOSTEIRO, o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, casa grande que foi dos Beneditinos, e responsável pelo povoamento e crescimento desta terra de Basto”.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, disse tratar-se de “um dia de elevado simbolismo, o dia mais adequado para enaltecer e reconhecer personalidades ou agremiações que se têm destacado pela ação ou serviços que prestam ou prestaram à comunidade”.

E prosseguiu: “Cabeceiras de Basto é uma terra rica. Rica em património, recursos, feitos e sobretudo gente com bravura. Uma terra de que muito me orgulho. Uma terra que ao longo dos anos tem dado provas do seu potencial, nomeadamente humano, que se destaca aquém e além-fronteiras das mais diversas áreas de atividade”.

Felicitando todos os homenageados pelo que fizeram em prol da sua terra, Joaquim Barreto enalteceu a “grande determinação, dedicação, tenacidade e empenho dos homenageados, merecedores do nosso apreço e regozijo público”, disse.

Homenageados

Ainda, no seu discurso, o presidente da Câmara referiu-se, desta forma, aos homenageados: “foi funcionário desta Câmara Municipal durante 34 anos. Carinhosamente conhecido por Xico das Águas, o Sr. Francisco Teixeira deixou-nos precocemente em janeiro de 2015. Desempenhou a sua função com um profissionalismo, uma responsabilidade e uma dedicação inexcedível.

O Executivo Municipal decidiu, por unanimidade, atribuir-lhe, a título póstumo, a Medalha de Prata pelos Bons Serviços prestados, reconhecendo assim que a sua prestação profissional, enquanto encarregado do setor das águas e depois encarregado geral, contribuiu para o progresso de Cabeceiras de Basto e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O Sr. Francisco Teixeira foi um exemplo para os seus colegas, para os seus superiores, para os amigos, para os Cabeceirenses”.

“Abraçou o atletismo com 64 anos. Mas essa bonita idade não o impediu de alcançar o topo do mundo, nas provas de atletismo regionais, nacionais e internacionais em que tem participado. Na verdade, em dezasseis anos de prática desportiva, conquistou já dezenas de Medalhas de Ouro, Prata e Bronze. Do alto dos seus oitenta anos, este nosso conterrâneo pode e deve ser para muitos de nós um modelo. O envelhecimento ativo tem no seu exemplo a expressão maior de que “velhos são os trapos” e que o querer, a força, a vontade, a perseverança, podem levar-nos bem longe.

Chama-se Bernardino Pacheco Pereira. Recebeu já outras distinções de louvor e congratulação desta Câmara Municipal, mas desta vez, o Executivo Municipal deliberou, por unanimidade, atribuir-lhe a Medalha de Prata – Mérito Público, reconhecendo os extraordinários resultados que tem conseguido e que reforçam o prestígio de Cabeceiras de Basto”.

“Talento para o atletismo é que não lhes falta. O Luís Gonçalves e o João Machado atingiram o mais alto patamar desportivo, ao conseguirem, ao longo dos últimos anos, sagrarem-se por várias vezes Campeões. Campeões Nacionais, Campeões da Europa, Campeões do Mundo. Os seus fantásticos feitos foram já reconhecidos pela Câmara Municipal com votos de louvor e congratulação. Mas o Executivo Municipal, com toda a justiça, deliberou agora, por unanimidade, atribuir-lhes a Medalha de Prata – Mérito Público.

Estes jovens, apesar das diferenças e de alguma limitação inerente à sua condição de portadores de Síndrome de Down, são exemplo para todos nós, de que não há impossíveis e que a força de vontade, o gosto e o trabalho podem levar-nos bem longe.

Sinto-me particularmente feliz por ser Presidente da Câmara de uma terra que tem filhos talentosos como os que hoje homenageamos.

Mas, na verdade, a entrega desta Medalhas, atribuídas após o sucesso das suas participações nos campeonatos do Mundo de 2015, surgem num momento em que aconteceram já novas vitórias dos nossos queridos atletas, em 2016. Para eles o nosso obrigado.

E neste momento quero deixar uma palavra de apreço para a CERCIFAF, instituição que acolhe estes jovens há vários anos e que fez deles atletas de alta competição. Para a CERCIFAF, em meu nome e em nome da Câmara Municipal, o nosso muito obrigado”.

“O esforço, a dedicação e empenho dos dirigentes, dos treinadores e demais técnicos e dos atletas só podia ter resultados como os que justificaram a atribuição pelo Executivo Municipal, por unanimidade, de um Voto de Louvor à Contacto Futsal.

Reconhecemos que a participação de uma das equipas da Contacto, ao mais alto nível do Futsal Nacional, – o Campeonato Nacional de Juniores, foi um feito extraordinário que orgulha os cabeceirenses. Mas, na verdade, toda a dinâmica da Contacto, com a participação de cerca de 100 atletas nos diferentes escalões se revela merecedora deste reconhecimento.

Para os dirigentes, para os técnicos e para os atletas vai o nosso muito obrigado. Continuem a promover a formação desportiva. Continuem a promover a ocupação salutar dos tempos livres das nossas crianças e jovens”.

“Só uma forte vontade e um gosto muito especial pelo desporto automóvel permite ultrapassar as dificuldades que se prendem com o elevado custo de preparação e manutenção de um carro de competição, numa terra em que os patrocínios são sempre difíceis. E foi exatamente por isso que a Câmara Municipal reconheceu, por unanimidade, a apaixonada dedicação pelo desporto automóvel dos jovens Hélder Miranda como piloto e Rui Teixeira como navegador e lhes atribuiu um voto de louvor e congratulação no momento em que se sagraram campeões regionais.

Para eles, um muito obrigado. A vossa participação e os vossos êxitos reforçam o prestígio de Cabeceiras de Basto”.

“Não é por acaso que Cabeceiras de Basto tem visto nascer e crescer talentos fantásticos no campo da música. A essa realidade não é certamente indiferente o facto de termos em Cabeceiras de Basto uma instituição com quase duzentos anos, como é a Banda Cabeceirense que tem em funcionamento uma escola de música que acolhe tantas crianças e jovens. Aproveito, por isso, também, este momento para saudar a Banda Cabeceirense e desejar que no futuro possa continuar a promover a música em Cabeceiras de Basto e a levar o nome da nossa terra bem longe.

Para o Hélder Gonçalves e para o João Casimiro Almeida que hoje aqui homenageamos, por feitos que nos orgulham a todos, com a atribuição de Votos de Louvor que a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, quero deixar uma palavra de reconhecimento sentido também.

A vossa participação de elevado mérito em tantos concursos, concertos e outros espetáculos, com a obtenção de diversos prémios, são para nós motivo de orgulho e satisfação. Continuem a valorizar a música, continuem a dar este exemplo a tantos jovens Cabeceirenses que veem em vós o sucesso que também eles podem alcançar se se esforçarem na procura do êxito. Continuem a afirmar Cabeceiras de Basto por esse mundo fora e a promover a imagem e o prestígio da nossa terra”.

E finalizou: “não há dúvida de que Cabeceiras de Basto tem pessoas com mérito excecional pelo que são e pelo que fazem. Por isso, podemos afirmar: com pessoas como estas, Cabeceiras e Basto tem futuro”.
Scroll