Conteúdo

Câmara atribui duas Medalhas de Prata e dois Votos de Louvor e Congratulação

Condecorações serão entregues no Dia do Município, a 29 de setembro

8 de setembro, 2016
Cabeceiras de Basto
O Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, na sua última reunião, no dia 2 de setembro, a atribuição de duas Medalhas de Prata a Bernardino Pacheco Pereira, em reconhecimento pelos êxitos alcançados no campo desportivo enquanto atleta veterano na modalidade de atletismo, e a Francisco Teixeira, a título póstumo, pelos bons serviços prestados às populações enquanto funcionário municipal.
O Executivo Cabeceirense deliberou, ainda, atribuir dois Votos de Louvor e Congratulação aos músicos Hélder António da Silva Gonçalves e João Casimiro Almeida que através dos seus excelentes currículos têm promovido e divulgado Cabeceiras de Basto e contribuído para o aumento da imagem e do prestígio do nosso concelho.

Os galardões serão entregues em cerimónia pública a realizar no Dia do Município, em 29 de setembro próximo.

Bernardino Pacheco Pereira

Natural de Outeiro, concelho de Cabeceiras de Basto, foi já agraciado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto com Votos de Louvor, Congratulação e Regozijo, em 2011 e 2014, por feitos extraordinários no desporto que o Município reconheceu que contribuíram para a promoção e divulgação do nosso concelho e para o reforço do prestígio e da imagem de Cabeceiras de Basto.

Com efeito, Bernardino Pacheco Pereira, quando tinha 64 anos de idade, deu início a uma carreira fantástica no atletismo, na categoria de veteranos, carreira ganhadora que continua hoje apesar de ter já completado 80 anos no passado mês de março.
De 2005 a 2016 são inúmeras as vitórias alcançadas por Bernardino Pereira. A última, este ano, foi a conquista de duas Medalhas de Ouro nos 10.000 metros e na Meia Maratona, nos Europeus, em Vila Real de Sto. António, Portugal.

A Câmara Municipal deliberou, agora, condecorar o atleta veterano Bernardino Pacheco Pereira com a atribuição da Medalha de Mérito Público de Cabeceiras de Basto – Grau Prata, uma vez que a sua participação vitoriosa com a obtenção de inúmeros títulos e Medalhas de Ouro, Prata e Bronze em participações nacionais e internacionais, tem contribuído para a promoção e valorização do desporto em geral e do atletismo em particular, mas também para a promoção do nosso país e do nosso concelho em Portugal e no mundo.

Francisco Teixeira

Nascido em 1958 na freguesia de Refojos de Basto, foi trabalhador da Câmara Municipal desde 1 de fevereiro de 1981, até à data do seu nefasto e precoce falecimento aos 56 anos de idade quando desempenhava as funções de encarregado geral operacional depois de ter iniciado a sua carreira como assalariado e canalizador e posteriormente mestre e encarregado.

Ao longo da sua vida profissional, ao serviço do Município, o Senhor Francisco Teixeira desempenhou a sua função, com um profissionalismo inexcedível, responsabilidade, dedicação, zelo, empenho, disponibilidade e entrega, dignos de realce, e foi exemplo de trabalho e dinamismo em prol da causa pública e dos Munícipes, reconhecido pela Câmara Municipal com menção de mérito excecional.

O Executivo Cabeceirense deliberou, assim, condecorar, a título póstumo, o Senhor Francisco Teixeira com a atribuição da Medalha Municipal de Bons Serviços, Grau Prata, com o objetivo de distinguir o contributo que deu, através da sua atividade profissional, para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Hélder António da Silva Gonçalves

Éé hoje um jovem Cabeceirense prodígio no mundo da música. Com 35 anos de idade, conseguiu já atingir um patamar de elevado destaque no panorama nacional. Com efeito, é músico honorífico dos quadros da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana onde é solista. É também solista na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. É professor de clarinete e orquestra no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa e Cascais. É igualmente professor de clarinete convidado da “Master Classe” que se realiza em Amarante e que conta com a participação de professores e maestros nacionais e internacionais e, também, de alunos do Ensino Superior de vários pontos do país.

Hélder António da Silva Gonçalves, nascido em 1980, em Refojos de Basto, iniciou o seu percurso musical na Banda Cabeceirense quando tinha apenas 9 anos de idade, tendo ingressado, aos 14 anos, na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE) na classe do professor Francisco Ribeiro. Concluiu os estudos em clarinete com a melhor nota do seu curso com 19 valores. Aos 22 anos concluiu a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa e começou a dar aulas de clarinete no Conservatório Regional de Música de Coimbra. Mais tarde concluiu o Mestrado e o Curso de Direção de Orquestra.
Integra atualmente as principais Orquestras Nacionais.

A Câmara Municipal em reconhecimento pelos êxitos alcançados na área a Música deliberou aprovar um voto de louvor e congratulação ao músico Hélder Gonçalves.

João Casimiro Almeida

Tem já um percurso de sucesso na área da música, mais concretamente na vertente piano, confirmado pelos inúmeros prémios conseguidos nos últimos anos em concursos nacionais e internacionais dos quais se destacam: 1º prémio no ‘Concurso Nacional Paços Premium’ em 2013; prémio honorífico David Russell e prémio extraordinário do Júri nos Prémios David Russell, em Vigo, em 2014; 1º prémio e melhor interpretação de peça portuguesa, ambos ex-aequo, no IX Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, também em 2014 e 1º prémio e prémio de melhor representação de peça portuguesa no XVII Concurso Internacional do Fundão, em 2016.

João Casimiro Almeida, nascido em 1994, tem as suas origens em Cabeceiras de Basto, pois é filho e neto de Cabeceirenses.

Licenciado em Performance de Piano pela ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo tendo obtido elevada classificação a Piano e Música de Câmara, João Casimiro Almeida frequenta atualmente o 2º ciclo superior de Piano – Mestrado – no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris.

Este jovem talento conta já com uma vasta experiência como solista, destacando-se recitais em Guimarães, Fafe, Póvoa de Varzim, Aveiro, Alcobaça, Vigo ou Casa da Música, no Porto. Ao nível da música de câmara tocou já em diversas formações: Trio com Clarinete e Violoncelo; Quinteto de Sopros com Piano; Trio com Clarinete ou Quinteto de Cordas com Piano.

Pelos inúmeros prémios conseguidos nos últimos anos em concursos nacionais e internacionais, a Câmara Municipal deliberou aprovar um voto de louvor e congratulação ao jovem músico João Casimiro Almeida.
Scroll