Conteúdo

Zona Fluvial da Ranha

Informação útil

30 de junho, 2016
Zona Fluvial da Ranha
A propósito da área fluvial de estar e lazer da Ranha, popularmente conhecida por Praia da Ranha, na freguesia de Abadim, a Câmara informa a população em geral e os utentes daquele espaço o seguinte:

O plano de atividades e orçamento municipal previu para o corrente ano de 2016 o início da execução de obras de requalificação daquela área. Por isso, foi adjudicada a uma empresa de projetistas a elaboração do projeto que deveria estar pronto até ao final do primeiro trimestre do ano.
Aconteceu que o inverno e início de primavera ficaram marcados por grande pluviosidade e o leito do rio manteve-se muito alto, o que dificultou os trabalhos preparatórios de levantamentos topográficos e outros que, aliados a atrasos na emissão de pareceres das entidades com competências nas áreas envolvidas, provocou demoras da parte do adjudicatário do projeto. Em todo o caso, entendeu esta Câmara que esse atraso ultrapassou tudo o que era razoável.

Perante a incapacidade do gabinete de projetos contratado em responder em tempo útil, a Câmara Municipal viu-se obrigada a anular a adjudicação e a contratar um novo gabinete para a elaboração do referido projeto.

Nesta data, dia 30 de junho, o projeto encontra-se em fase de conclusão, esperando-se que possa ser aberto o procedimento de contratação ainda durante a próxima semana. Porém, todo o processo legal de contratação pública demora, no mínimo 45 dias, pelo que a obra não poderá ter início antes de meados de agosto.

Perante estes constrangimentos, a Câmara Municipal, ciente da importância daquela infraestrutura para grande número de cabeceirenses, deu início aos trabalhos de limpeza e arranjo, trabalhos que ficarão concluídos até amanhã sexta-feira, dia 1 de julho, a tempo dos interessados poderem fruir do espaço durante os meses de julho e agosto.

A Câmara Municipal informa também que, logo que seja possível, dará conhecimento público da data de início das obras de requalificação da Ranha.

Pedindo desculpa pelos incómodos causados, sempre diremos que o futuro trará à Ranha a qualidade e bem-estar que todos apreciarão.

Esta manhã, dia 30 de junho, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras e Basto, Francisco Alves, e o vereador Alfredo Magalhães visitaram os trabalhos em curso naquela zona fluvial.
Scroll