Conteúdo

CPCJ dedicou mês de abril à prevenção dos maus tratos na infância

Diversas atividades realizadas para alertar e mobilizar a comunidade

6 de maio, 2016
CPCJ dedicou mês de abril à prevenção dos maus tratos na infância
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Cabeceiras de Basto dedicou o mês de abril à prevenção dos maus tratos na infância, promovendo a prática de uma parentalidade positiva nas famílias, sem recurso à violência física ou verbal e consciencializando as crianças e os jovens para os seus direitos e deveres. Esta foi a primeira vez que a CPCJ se associou a esta iniciativa nacional.
A iniciativa teve como principais objetivos alertar para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos, despertando a consciência de todos e todas para o seu papel na prevenção dos maus-tratos infantis e juvenis.

Em termos do panorama local, destaque-se o envolvimento de diversos parceiros na divulgação e desenvolvimento das ações e a dinâmica de grande envolvimento da Câmara Municipal, através do seu Centro de Teatro (CTCMCB), do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, do Externato de S. Miguel de Refojos e da GNR. Este é um exemplo concreto que reflete que se consegue ir mais longe trabalhando em parceria e em articulação.

De entre as atividades realizadas destacaram-se as sessões de abertura, com realce para a divulgação da Campanha Laço Azul nas Escolas do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto através do CTCMCB; um simulacro de Operação STOP pela GNR com alunos do Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos; intervenções teatrais pelo CTCMCB na Escola Básica de Cabeceiras de Basto e na Escola Básica de Arco de Baúlhe; a comemoração do Dia Mundial do Sorriso pelo Agrupamento nas diversas escolas, através da exposição de trabalhos em origami com mensagem dos alunos sobre a temática deste mês; e ainda sessões sobre ‘Bullying e Cyberbullying’ e sobre ‘Internet Segura’ nas Escolas Básicas do Arco de Baúlhe e de Cabeceiras de Basto, da responsabilidade da GNR.

De evidenciar também a construção de um puzzle gigante nos jardins de infância, uma ação que teve como objetivo entregar a 16 turmas do ensino pré-escolar 16 peças de um puzzle que irá ser montado com todas as crianças no Parque do Mosteiro durante este mês de maio. Note-se que as placas foram pintadas pelos alunos com a colaboração dos professores.

Abril foi um mês de grande atividade que conseguiu alertar e mobilizar a comunidade para a temática dos maus tratos na infância.
Scroll