Conteúdo

Semana do Agrupamento, da Educação e Cultura em Cabeceiras de Basto

Iniciativa decorre entre os dias 14 e 18 de março

15 de março, 2016
EscolaCabeceiras de Basto
Arrancou ontem, dia 14 de março, a Semana do Agrupamento, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas, em parceria com a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. O Encontro de Leituras, este ano na sua sexta edição é uma das atividades em destaque desta edição 2016 que, à semelhança do que se verifica a nível nacional, tem como principal objetivo a divulgação do livro e da leitura.
A Semana do Agrupamento, da Educação e Cultura decorre entre os dias 14 e 18 de março na Escola Básica de Cabeceiras de Basto, na Escola Básica do Arco de Baúlhe e ainda em vários equipamentos municipais.

Durante este período de tempo, os diferentes grupos disciplinares desenvolvem um conjunto significativo de atividades culturais em consonância com as suas áreas curriculares, abrangendo todos os discentes do Agrupamento, desde os alunos do ensino pré-escolar aos dos cursos profissionais.

A diversidade de atividades não só se destina aos alunos, como a toda a comunidade educativa. É importante que os pais/encarregados de educação e entidades locais se inteirem do trabalho que os discentes realizam durante o ano letivo, visitando as exposições temáticas.

Associadas às línguas e ao livro, há a Feira do Livro na Escola Básica de Cabeceiras de Basto, o Concurso Concelhio de Leitura que se destina aos alunos do 1º e 2º ciclos, abada de histórias, leituras encenadas, poesia, teatro e filmes.

As Ciências Exatas têm agendadas palestras e workshops sobre diferentes temáticas; visitas de estudo, nomeadamente ao Centro Ambiental de Vinha de Mouros; a celebração do Dia Mundial da Árvore; concurso do SuperTmatik e Laboratório Aberto das Ciências.
Nas Ciências Sociais e Humanas destaque para o concurso da Rosa dos Ventos, Exército na Escola e exposições.

As expressões apresentam o Laboratório Aberto de Informática; o concurso de flauta; Olimpíadas de Atletismo, escalada, tiro com arco, mega aula de dança de Zumba e futebol de salão entre alunos e professores, um clássico, e a Comunhão Pascal.

Nos dias 16 e 17 realizam-se os dois saraus culturais , no Arco de Baúlhe e em Cabeceiras de Basto, respetivamente. Os saraus, com início às vinte e uma horas, estão abertos à comunidade educativa. "São momentos culturais por excelência, onde o livro se transforma e nos permite desfrutar da poesia, do teatro, da música, da dança e... do sonho..."
Scroll