Conteúdo

Reis das Escolas inebriaram numeroso público com vozes afinadas

Objetivos passam por reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural

15 de janeiro, 2016
Reis das Escolas inebriaram numeroso público com vozes afinadas
Cerca de 900 crianças protagonizaram esta tarde, dia 15 de janeiro, um magnífico espetáculo musical, onde cantaram os reis aos professores, educadores, pais e avós que se associaram à iniciativa promovida pelo Município de Cabeceiras de Basto, neste que foi o XVII Encontro de Cantares de Reis das Escolas de Cabeceiras de Basto.
Ao longo da tarde, pelo palco do Pavilhão Desportivo de Refojos passaram 16 grupos em representação das escolas básicas e dos jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, designadamente do Centro Escolar do Arco de Baúlhe, Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, Centro Escolar Prof. Filomena Mesquita, EB1/JI de Pedraça, da Faia, de Cavez e de Gondarém e o Jardim de Infância de Santa Senhorinha, freguesia de Basto.

Trajadas à moda antiga, de vozes afinadas, cestas na mão e cabaças às costas, as crianças cantaram e encantaram o numeroso público que participou no XVII Encontro de Cantares de Reis das Escolas.

O evento contou com a presença dos vereadores, Dra. Isabel Coutinho, Alfredo Magalhães, Prof. Mário Leite e Dr. Jorge Machado e demais autarcas do município e da freguesia, assim como o presidente da Junta da União de Freguesias de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos e a diretora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Dra. Céu Caridade, familiares dos pequenos reis das escolas e público em geral.

À semelhança dos anos anteriores, a iniciativa teve como objetivo reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural, promovendo a recolha e recriação dos cantares dos reis, por parte das escolas e dos seus alunos. Pretendeu-se também, preservar a memória coletiva do passado, enriquecer o presente e solidificar o futuro. Todos os grupos participantes receberam um prémio de presença no valor de 60 euros para a aquisição de material didático-pedagógico.

Na oportunidade, a vereadora da Educação, Dra. Isabel Coutinho, saudou e felicitou todos os presentes neste 17º Encontro de Cantares de Reis das Escolas, agradecendo o envolvimento e colaboração dos alunos, professores, educadores e colaboradores da Câmara e da Basto Vida neste evento dedicado aos Reis das Escolas.

De referir que no âmbito deste encontro de Reis foram entregues os prémios aos vencedores da 1ª Categoria (1º Ciclo) do IV Concurso de  Quadras de S. Martinho aos alunos Matilde Magalhães (1º Prémio), Lara Avelino (2º Prémio) e Luís Miguel Pereira (3º Prémio).
Deixamos, ainda, o convite a toda a população para estar presente no XX Encontro/Concurso de Cantares das Janeiras de Cabeceiras e Basto, um evento que se realiza no próximo domingo, dia 17 de janeiro, a partir das 14h30, no Pavilhão Desportivo de Refojos.
Scroll