Conteúdo

Câmara Municipal atribui Medalhas de Prata aos jovens atletas Síndrome de Down

Atletas Síndrome de Down foram vice-campeões do Mundo no Campeonato de Atletismo IAADS

18 de dezembro, 2015
Câmara Municipal atribui Medalhas de Prata aos jovens atletas Síndrome de Down Vice-Campeões do Mundo
O Executivo Municipal, sob a presidência de Francisco Alves, aprovou, por unanimidade, dia 18 de dezembro, na sua reunião camarária atribuir a Medalha de Mérito Público de Cabeceiras de Basto - Grau Prata a João Miguel Ferreira Machado e Luís Miguel Sousa Gonçalves, jovens atletas Síndrome de Down sagrados vice-campeões do Mundo no Campeonato de Atletismo IAADS que decorreu entre os dias 21 e 27 de novembro na África do Sul.
A Câmara Municipal deliberou, ainda, homenagear estes atletas em cerimónia pública a ter lugar no próximo Dia do Município, a 29 de setembro de 2016, momento que servirá também para se proceder à entrega da Medalha de Prata agora atribuída.

João Machado, 23 anos, e Luís Gonçalves, 25 anos, integraram a Seleção Nacional de Atletismo Síndrome de Down que se sagrou Vice-Campeã do Mundo da modalidade naquele Campeonato do Mundo de Atletismo.

Para o sucesso da seleção nacional contribuiu o atleta João Miguel com a conquista de uma Medalha de Ouro na prova estafeta 4X100m, durante a qual a sua equipa que integrava também, entre outros, o atleta Cabeceirense Luís Miguel Sousa Gonçalves, bateu o record do mundo com o tempo de 60,49 segundos. João Miguel conseguiu ainda uma Medalha de Bronze no lançamento do peso T21, tendo batido o record da Europa com a distância de 9,6 metros.

Para além da Medalha de Ouro, Luís Miguel conseguiu também uma Medalha de Prata na prova de 100m T21 e duas Medalhas de Bronze nas provas de salto em comprimento T21 e na estafeta 4X400m.

De referir que João Machado se sagrou Campeão Nacional em 2010 e 2011, Campeão da Europa em 2010, 2013 e 2014, Campeão do Mundo em 2010 e 2011 e agora Vice-Campeão do Mundo em 2015. Luís Gonçalves sagrou-se Campeão Nacional em 2010, 2011 e 2012, Campeão da Europa em 2011, 2013 e 2014, Campeão do Mundo em 2010 e recentemente Vice-Campeão do Mundo neste ano de 2015.

Ao longo dos seus percursos desportivos, representando a CERCIFAF, os extraordinários feitos dos jovens João Machado e Luís Gonçalves têm sido reconhecidos pela Câmara Municipal através da atribuição de votos de louvor, congratulação e regozijo.

Mais uma vez, Luís Gonçalves conseguiu atingir o mais alto patamar desportivo ao sagrar-se vice-campeão do Mundo e ao bater um record do mundo. Por seu turno, João Machado conseguiu atingir igual patamar ao sagrar-se vice-campeão do Mundo e ao bater um record do mundo e também um record da Europa.

A Câmara Municipal espera que estes sucessos, que demonstram grande determinação, dedicação e empenho e que muito orgulham e honram os Cabeceirenses, sirvam de exemplo a outros jovens para a prática do desporto e da ocupação salutar dos tempos livres.

Os jovens atletas cabeceirenses têm tido um percurso notável que orgulha os Cabeceirenses. O esforço, a coragem e a vontade de vencer destes dois jovens são inspitadores para todos os cidadãos. Apesar das suas limitações têm conseguido ultrapassar barreiras e notabilizar-se no desporto, mais concretamente no atletismo, onde atingiram os lugares cimeiros.

Os dois jovens atletas, naturais  de Cabeceiras de Basto, são utentes da CERCIFAF - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Fafe, criada em 25 de outubro de 1978, uma organização de excelência em Portugal no que respeita à promoção dos Direitos e da Qualidade de Vida das Pessoas com Deficiência e Incapacidade, em estreita ligação com a comunidade.

A Cercifaf presta serviços às pessoas com deficiência e incapacidade e suas famílias, mobilizando uma rede integrada de recursos para a satisfação das suas necessidades e expectativas.

“Profissionalismo, comprometimento, cooperação, integridade, respeito e inovação”, são os valores pelos quais se rege a Cercifaf que tem tido um papel preponderante na formação desportiva dos seus utentes, levando-os  alcançar os mais altos patamares em campeonatos da Europa e do Mundo, na modalidade de Atletismo Síndrome de Down.

A Câmara Municipal em nome de Cabeceiras de Basto e dos Cabeceirenses reconhece mais uma vez o fantástico percurso destes atletas que continuam a dar muitas alegrias e a orgulhar os seus conterrâneos.
Scroll