Conteúdo

Centro de Teatro leva «Provisório» às freguesias do concelho Cabeceirense

Centro de Teatro reafirma no concelho a aposta da Câmara Municipal na cultura

20 de outubro, 2015
Centro de Teatro leva «Provisório» às freguesias do concelho Cabeceirense
No âmbito do projecto ‘DEZcentralizar’ que tem por objetivo descentralizar e disseminar a cultura no território, o CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto dá início na próxima sexta-feira, dia 23 de outubro, a uma ‘tournée’ pelas freguesias do concelho, com a apresentação da peça ‘Provisório’.
“Esta é uma sinopse provisória, de um espetáculo provisório. Três mendigos enredam por um caminho provisório. Um trovão provisório anuncia uma tempestade que pode não ser provisória. É necessário protegerem-se, nem que seja provisoriamente. Como? Descobrindo a magia do mais provisório dos mundos: o do lixo. Transformando-o!... Provisoriamente” lê-se na sinopse do espetáculo, cujo elenco é composto por Roberto Moreira, Neto Portela e Tiago Teixeira.

A freguesia de Pedraça acolhe já nesta sexta-feira, a partir das 21h00, o espetáculo na Escola Primária, apresentando-se a peça em Cavez no dia 24, no auditório do Centro Comunitário.

Seguem-se: Riodouro no dia 6 de novembro, na sede da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Riodouro; Gondiães/Vilar de Cunhas no dia 7 de novembro; Alvite/Passos no dia 13 de novembro, na Escola Primária de Alvite; Arco de Baúlhe/Vila Nune no dia 14 de novembro, na Casa do Povo do Arco de Baúlhe; Basto no dia 20 de novembro, na Escola Primária; Bucos no dia 21 de novembro, na sede da Junta de Freguesia; e Faia no dia 27 de novembro, também na sede da Junta de Freguesia.

De referir que este espetáculo foi já apresentado nas freguesias de Cabeceiras de Basto e Abadim. Todos os espetáculos têm hora marcada para as 21h00.

O Centro de Teatro continua, assim, a reafirmar no concelho a forte aposta que a Câmara Municipal tem vindo, ao longo dos anos, a fazer na cultura, criando em conjunto um elevado nível de programação cultural e artística.

A partir da construção de propostas de efetivo valor participativo e simbólico para a comunidade, foram alargadas e diversificadas as ações do Centro de Teatro para espectadores de todas as idades tendo como base de trabalho e criação, uma linguagem que vai ao encontro da tradição oral, preservando e revitalizando a identidade cultural da região de Basto.

Trata-se por isso, de um projeto inclusivo, intergeracional, envolvente e comunitário, que pretende ser impulsionador de um processo de transformação cultural na sociedade cabeceirense, abrangendo a comunidade e os seus agentes, ancorado ao Município de Cabeceiras de Basto.

De referir que este Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto se encontra sediado no edifício da Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações, espaço onde dinamiza também, as diferentes oficinas e os diversos projetos em curso.
Scroll