Conteúdo

Rede Social disponível para acolhimento e integração de refugiados

Reunião do Conselho Local de Ação Social de Cabeceiras de Basto

21 de outubro, 2015
Reunião do CLAS de Cabeceiras de Basto
A vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dra. Isabel Coutinho, presidiu no dia 20 de outubro, à reunião do Conselho Local de Ação Social de Cabeceiras de Basto que se realizou no auditório da Casa do Tempo. De entre os assuntos tratados destacou-se o levantamento de disponibilidades municipais no que se refere ao acolhimento e integração de refugiados.
De facto, a Europa enfrenta a mais grave crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial, com mais de 430.000 pessoas a terem entrado no continente este ano, a maioria das quais à procura de refúgio da guerra e da repressão em países como a Síria.
Os autarcas e as entidades presentes nesta reunião (área social, saúde, emprego, educação e forças de segurança) demonstraram, dentro da sua área de atuação, disponibilidade para colaborar no acolhimento e integração de pessoas com estatuto de refugiados, de acordo com a estratégia definida a nível nacional. Assim, disponibilizaram meios físicos e humanos para apoiar no acolhimento e integração dos 4.574 refugiados que vão chegar nos próximos dois anos ao nosso país.
No seguimento da abordagem deste assunto, foi reforçada a importância de um trabalho de parceria e em rede para estruturação dos contributos. Neste sentido, procedeu-se à inventariação das disponibilidades concelhias em matéria de alojamento, rede de respostas sociais, rede escolar, rede de saúde, emprego, alimentação, vestuário, entre outras que podem contribuir no processo de integração, as quais serão comunicadas à Associação Nacional de Municípios Portugueses, que os reencaminhará para o Alto-Comissariado para as Migrações (ACM), entidade responsável pelo tratamento e sistematização da informação. Estes dados virão a constar no mapeamento pluridisciplinar nacional, a partir do qual será finalizado o plano de ação nacional, plano esse onde serão identificados os protocolos a celebrar com os municípios.
 
Scroll