Conteúdo

Ex-combatentes de Cabeceiras de Basto têm segundo encontro marcado para domingo

Exposição de pintura de Hennie Lenders para ver na Casa da Cultura

16 de outubro, 2015
Ex-combatentes de Cabeceiras de Basto têm segundo encontro marcado para domingo
A convite de Ex-combatentes de Cabeceiras de Basto, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, vai presidir no próximo domingo, dia 18 de outubro, no Monumento aos Combatentes, à cerimónia de homenagem aos militares naturais do concelho falecidos na Guerra Colonial, durante a qual será descerrada uma placa onde constam os nomes dos combatentes cabeceirenses falecidos, seguida da deposição de uma coroa de flores.
A cerimónia que acontece pelas 12h30 e na qual participará também o presidente da Assembleia Municipal, insere-se no programa do 2º Encontro de Ex-combatentes de Cabeceiras de Basto que tem, ainda, previstas outras atividades, designadamente uma missa, às 9h30, na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos em memória dos militares falecidos, seguida de uma visita à Casa do Tempo. Após o almoço, segue-se uma tarde de convívio com animação musical com vários artistas convidados.

Exposição de pintura de Hennie Lenders para ver na Casa da Cultura

Esta tarde é aberta ao público a exposição de pintura de Hennie Lenders que poderá ser visitada na Sala de Exposições da Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto até ao dia 18 de dezembro de 2015, uma iniciativa da responsabilidade da Basto Vida.

O artista/pintor Hennie Lenders nasceu em Deurne, na Holanda, a 3 de Janeiro de 1952 e reside, atualmente, na freguesia de Cavez deste concelho.

Artista, Professor, Conservador de Arte e de Exposições Contemporâneas, Historiador de Arte e Costumes da Holanda, Hennie Lenders divide o seu tempo entre a Holanda, Bélgica e Marrocos, onde tem vindo a desenvolver diversas atividades profissionais nas áreas da Cultura e da Arte.

É jornalista, autor e crítico de arte, tendo vindo a desenvolver projetos de residências artísticas com objetivo de fomentar intercâmbios culturais tais como festivais de músicas, teatro, exposições de arte contemporânea, entre muitas atividades, que lhe têm permitido percorrer ‘meio mundo’. Como Diretor Artístico, elabora e colabora em projetos didáticos, pedagógicos e sociais dirigidos às crianças, através da música, do teatro e das artes.

Atelier de Patchwork na Casa da Juventude

Arranca no próximo dia 29 de outubro a segunda edição do Atelier de Patchwork na Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações, no edifício do Mercado Municipal de Cabeceiras de Basto.

O atelier, que tem a duração de 3 meses, vai realizar-se às quintas-feiras das 18h30 às 20h00. Os interessados em participar neste segundo atelier do género podem fazê-lo mediante inscrição na Casa da Juventude ou através do email casadajuventude@cabeceirasdebasto.pt.
Scroll