Conteúdo

Câmara de Cabeceiras de Basto aprova 150 mil para apoio às famílias

Executivo municipal atribui bolsas de estudo e auxílios económicos

2 de setembro, 2015
Fotografia de Arquivo - Sessão de Entrega de Bolsas de Estudo em 2014
Na sequência das principais deliberações tomadas na última reunião camarária do dia 31 de agosto, presidida por Francisco Alves, o executivo municipal decidiu fixar em 93 o número de bolsas de estudo a atribuir a alunos do ensino secundário e superior que concluíram com êxito o ano letivo transato, o que representa um investimento superior a 62 mil euros.
Este montante, totalmente suportado pelo orçamento municipal, assume-se como um contributo importante para as famílias, para que os seus filhos estudantes possam concluir ou prosseguir a sua formação escolar e académica.

Trata-se, por isso, de uma decisão que representa um investimento na formação de jovens estudantes cabeceirenses que tiveram bom aproveitamento escolar e cujos agregados familiares se apresentam economicamente mais débeis.

De salientar que no âmbito do Regulamento da Concessão de Apoios a Estratos Sociais Desfavorecidos do Município de Cabeceiras de Basto foram apresentadas 169 candidaturas, das quais 93 obtiveram parecer favorável. Note-se que 14 dos 93 selecionados são estudantes no ensino superior e 79 no ensino secundário.

De referir, ainda, que as candidaturas apresentadas são territorialmente abrangentes, estendendo-se a 11 das 12 freguesias/uniões de freguesias.

Trata-se de uma medida que visa incentivar a continuação dos estudos dos alunos de famílias com menores recursos económicos, contribuindo, assim, para atenuar as desigualdades sociais e económicas entre as populações do concelho e consequentemente, para melhorar as condições de vida da população residente.

Uma aposta continuada na valorização dos recursos humanos do nosso concelho que a autarquia pretende manter tendo em vista a consolidação de uma sociedade mais justa, equilibrada e capaz.

Nesta reunião, o executivo municipal decidiu, no âmbito da Ação Social Escolar, atribuir vários auxílios económicos para o ano letivo de 2015/2016, apoios financeiros destinados às crianças do 1º ciclo do ensino básico para a aquisição de livros e material escolar. No que se refere aos livros e material escolar, a Câmara Municipal irá investir mais de 13 mil euros, abrangendo mais de 300 alunos do 1º Ciclo.

No que respeita à alimentação, a autarquia prevê comparticipar em mais de 75 mil euros as refeições escolares de mais de 500 alunos do 1º Ciclo e pré-escolar.

Os auxílios económicos a atribuir a atribuir aos agregados familiares com menores recursos visam apoiar o sucesso escolar das crianças. Refira-se que, ao longo dos últimos anos, este tem sido um setor prioritário para o Município já que são investidos anualmente milhares de euros em transportes e refeições escolares, atividades de enriquecimento curricular, prolongamentos de horário e bolsas de estudo.
Scroll