Conteúdo

Executivo homenageia Mário Campilho, antigo presidente de Câmara, com Medalha de Ouro

José Manuel Machado Borges agraciado com Medalha de Prata

1 de setembro, 2015
Executivo homenageia Mário Campilho, antigo presidente de Câmara, com Medalha de Ouro
O Executivo, sob a presidência de Francisco Alves, deliberou no dia 31 de agosto, homenagear duas personalidades cuja ação pública contribuiu para o desenvolvimento de Cabeceiras de Basto e das suas gentes. Assim, com a Medalha de Mérito Público – Grau Ouro, o antigo presidente de Câmara, Mário Campilho Gonçalves Pereira e com a Medalha de Mérito Público – Grau Prata, o cidadão José Manuel Borges Machado.
Os galardões serão entregues na cerimónia pública evocativa do Dia do Município a realizar no próximo dia 29 de setembro.

Mário Campilho Gonçalves Pereira dedicou grande parte da sua vida à ação política, tendo desempenhado inúmeros cargos partidários no Partido Social Democrata, destacando-se ainda a sua intervenção ativa e participação relevante nos mais diversos setores da sociedade civil.

“Mas foi como Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, cargo que exerceu durante 14 anos, entre 1980 e 1993, que a sua dedicação ao serviço público se distinguiu pela afirmação pública de valores e convicções próprias dos homens que promovem, lutam e defendem causas coletivas em que acredita”, sustenta o texto da deliberação.

Considerando que o senhor Mário Campilho desenvolveu uma ação “meritória, notável e exemplar ao serviço de Cabeceiras de Basto, enquanto cidadão e autarca, e prestou serviços relevantes e distintos de carácter cívico e político ao concelho e que pela sua ação pública e mérito pessoal contribuiu de forma evidente para o desenvolvimento de Cabeceiras de Basto, trabalhando abnegadamente em prol do bem comum dos Cabeceirenses”, a Câmara Municipal, “em sinal de reconhecimento e de gratidão”, deliberou, por unanimidade, homenagear o cidadão Mário Campilho, antigo Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, atribuindo-lhe a Medalha de Mérito Público – Grau Ouro.

Mário Campilho nasceu a 9 de dezembro de 1928, na freguesia de Refojos de Basto, em Cabeceiras de Basto. Frequentou a Escola Primária do Campo do Seco e o Colégio Almeida Garrett, no Porto, e concluiu o Curso Geral dos Liceus no Externato de S. Miguel de Refojos, no ano de 1947.

Casado e pai de dois filhos, Mário Campilho foi um reconhecido desportista que praticou várias modalidades como o futebol, atletismo, andebol e basquetebol.

Professor de Educação Física no Externato de S. Miguel de Refojos, ao longo de vinte anos, entre 1956 e 1976, Mário Campilho foi também funcionário da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Chefe dos Serviços Administrativos dos Serviços Federados da Região - organismo responsável pela produção, transporte e distribuição de energia elétrica – e, mais tarde, Chefe de Departamento da EDP.

A sua participação na sociedade civil ficou fortemente marcada pela sua passagem pelos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, Associação Humanitária onde, para além de bombeiro, foi ajudante de comando e comandante operacional, Vice-presidente da Direção e Presidente da Assembleia Geral. Entre muitas outras atividades de voluntariado e participação cívica, foi também Presidente da Direção e da Assembleia Geral da Banda Cabeceirense e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Misericórdia de S. Miguel de Refojos.

Com a Medalha de Mérito Público – Grau Prata, o Executivo Municipal decidiu, por unanimidade, homenagear o Professor José Manuel Borges Machado, enquanto exemplo de dedicação e de trabalho associativo.

José Manuel Borges Machado, professor na Escola Básica da Ferreirinha, na vila de Cavez, é diretor do Grupo Desportivo de Cavez, que perfaz este mês 40 anos de atividade. Foi fundador do BIC, o Boletim Informativo de Cavez criado em 1980, assumindo a sua direção desde 1985 até aos dias de hoje.

O Professor José Borges, como é conhecido, “é um exemplo de voluntariado, de dedicação, de entrega, de coragem, de desportivismo, de empenhamento, de responsabilidade, que é único no concelho, com esta dimensão, o que urge realçar e louvar. Numa altura em que o associativismo atravessa grandes dificuldades, quando o voluntariado escasseia, quando o sentido comunitário está em crise, o exemplo do Prof. José Borges é de enaltecer”, lê-se na deliberação.

Com esta atribuição da Medalha de Mérito Público, a Câmara Municipal reconhece a ação daqueles que na sociedade se destacam por servir, por contribuir com o seu trabalho, mas sobretudo com o seu exemplo, para uma comunidade mais desenvolvida, mais solidária e mais participada.

Assim, considerando que o Prof. José Manuel Borges Machado completou, neste ano de 2015, trinta anos de atividade relevante na promoção do desporto e da comunicação social, da freguesia de Cavez e do concelho de Cabeceiras de Basto e que tem contribuído, ainda, para a projeção do nome e da imagem de Cavez e de Cabeceiras de Basto, na região, no país e no estrangeiro, a Câmara Municipal, “em sinal de reconhecimento e de gratidão”, deliberou homenagear o Prof. José Manuel Borges Machado com a Medalha de Mérito Público – Grau Prata.
Scroll