Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

O Mercado Livre de energia

A extinção das tarifas reguladas significa que, todos os consumidores que ainda não passaram para o mercado livre vão ter de cessar o seu contrato com os seus atuais comercializadores e fazer novos contratos até ao final do período transitório (de 1 de Julho de 2012 até 31 de Dezembro de 2014 para os consumidores de eletricidade de Baixa Tensão Normal, com uma potência contratada igual ou superior a 10,35 kVA e de 1 de Janeiro de 2013 até 31 de Dezembro de 2015 para os consumidores de eletricidade de Baixa Tensão Normal, com uma potência contratada inferior a 10,35 kVA.

Assim, deverá caso pretenda mudar de comercializador de energia eléctrica, seja no âmbito da extinção de tarifas reguladas, seja pela procura de melhores condições de fornecimento, e com base na sua fatura de eletricidade, começar por informar-se sobre os comercializadores em mercado liberalizado e ver as ofertas, sendo que uma boa ferramenta de apoio à sua decisão são os simuladores disponibilizados pela ERSE - Entidade Reguladora de Serviços Energéticos e pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, e que lhe permitem perceber qual o comercializador que apresenta o preço mais vantajoso tendo em conta o perfil de consumo de energia.

Com a extinção das tarifas reguladas de venda a clientes finais, serão ainda introduzidos mecanismo de salvaguarda para os consumidores economicamente vulneráveis, ou seja, consumidores beneficiários de Complemento solidários para idosos; Rendimento social de inserção; Subsídio social de desemprego; 1º Escalão de abono de família e Pensão social de invalidez.

Refira-se ainda que para beneficiar da tarifa social e do Apoio Social Extraordinário ao Consumidor de Energia, o consumidor deve ainda possuir um contrato de fornecimento em seu nome, destinado apenas a uso doméstico com uma potência contratada até 4,6 kVA. A extinção das tarifas reguladas é o culminar do processo de liberalização dos mercados de eletricidade em Portugal continental, que se iniciou em 2000 com o objetivo de proporcionar aos consumidores uma maior escolha, com melhores preços e melhor qualidade de serviço.
Os comercializadores mais ativos no mercado são a edp comercial, iberdrola, galp energia, endesa, union fenosa. Deverá contactar estes comercializadores para celebrar um novo contrato em mercado livre.

Os munícipes poderão utilizar ferramentas disponibilizadas pela ERSE - Entidade Reguladora de Serviços Energéticos e pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, e que permitem perceber qual o comercializador que apresenta o preço mais vantajoso tendo em conta o perfil de consumo de energia.

Aproveite para simular a potência contratada necessária na sua casa. É possível que tenha potência contratada acima do que realmente precisa e com isso está a ter encargos superiores na fatura de eletricidade.

Ver simulador...



Pode também fazer download do desdobrável elaborado com toda a informação sobre a extinção das tarifas de eletricidade e sobre a mudança de comercializador de energia elétrica, que pode encontrar no SAU Serviço de Atendimento Único.


Links dos simuladores de tarifas

» DECO

» ERSE


Contactos

EDP Comercial
Telf. Empresas: 808 500 808
Telf. Particulares: 808 535 353
http://energia.edp.pt

Iberdrola
Telf. 808 502 050
www.iberdrola.pt

GALP On
Telf. 808 507 500
www.galpon.pt

ENDESA
Telf. 800 101 033
www.endesa.pt

Union Fenosa

Telf. 808 303 132
www.gasnaturalfenosa.pt



Perguntas Frequentes

[Formato . pdf - 692 KB]


Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll