Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Mensagem

Presidente Francisco Alves


Caros(as) Cabeceirenses

No arranque deste novo ano de 2017 aproveitamos para lhe dar a conhecer quais as principais diretrizes do Plano e Orçamento para 2017 que foi elaborado nos termos do quadro legal existente, com os contributos de muitas pessoas, designadamente, e entre outros, dos representantes das forças políticas que integram os órgãos da autarquia.

A prática da Câmara Municipal, assente em princípios de transparência, rigor e equidade, continuará a manter um grande respeito por todos os agentes envolvidos na construção de um concelho mais solidário, mais amigo, mais desenvolvido.

A nossa ação ao longo do próximo ano terá o emprego como uma das suas maiores preocupações. A Câmara Municipal aprovou em 2016 um conjunto de regulamentos que visam apoiar os investidores nas áreas da agricultura, pecuária e floresta. Queremos neste ano de 2017 assumir uma atitude proativa para que a informação dos apoios e benefícios possa chegar aos beneficiários a que se destinam.

Outro dos setores que se nos apresentam como prioritários são a melhoria das condições ambientais, das condições de vida e bem-estar das populações, através da continuação da construção, beneficiação e manutenção das redes de abastecimento público de água, das redes de saneamento e tratamento das águas residuais e do serviço de recolha de resíduos. Bens e serviços essenciais que justificam uma atenção permanente e esforço maior para que todos possam beneficiar nas mesmas condições.

O serviço público que prestamos e que tem como objetivo a satisfação das necessidades básicas das populações determinará também o aprofundamento e reforço dos nossos valores identitários, da nossa cultura e de tudo aquilo que nos pode projetar e reforçar a imagem de Cabeceiras de Basto no exterior.

Apesar da não inscrição, no ano de 2016, do NOSSO MOSTEIRO na Lista Indicativa de Património Mundial da UNESCO, iremos continuar com o processo de candidatura. E, por isso mesmo, será o NOSSO MOSTEIRO o ícone principal para a promoção do turismo. A partir deste Bem que queremos universal, há todo um conjunto de outros valores e recursos que farão de Cabeceiras de Basto um destino turístico, como a gastronomia, o património natural, a serra da Cabreira e o rio Tâmega.

Merece especial destaque pela sua grandeza e importância económica, turística, desportiva e até social, a realização do Campeonato do Mundo de Ralis com a presença do WRC Vodafone Rally de Portugal 2017 através da realização da classificativa de Cabeceiras de Basto, entre a Veiga, Bucos e a aldeia de Busteliberne, em Cabeceiras de Basto.

Cabeceiras de Basto tem rumo e sabe para onde caminhar apesar das dificuldades e constrangimentos criados pela situação de crise que o país, a Europa e o mundo atravessam há já vários anos. Continuaremos atentos a todas as oportunidades de investimento público que possam surgir no âmbito dos apoios comunitários ou outros, mas também de propostas de investimento privado que a Câmara Municipal possa fomentar e apoiar.


A todos vós envio um abraço amigo.



Francisco Luís Teixeira Alves
[Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto]
Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll