Conteúdo

Cabeceiras de Basto assinala 500 anos da atribuição do Foral Manuelino

Feira Quinhentista decorreu até domingo

6 de outubro, 2014
Cabeceiras de Basto assinala 500 anos da atribuição do Foral Manuelino
No âmbito das Comemorações dos 500 Anos da Atribuição do Foral Manuelino a Cabeceiras de Basto, decorreu na Praça da República, em pleno cento histórico desta vila, a Feira Quinhentista. Um belo desfile protagonizado por centenas de crianças das escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do concelho percorreu no dia 3 de outubro, as ruas desta Praça e deu início ao evento.
A abertura contou com a presença do Presidente da edilidade, Dr. China Pereira, que se fez acompanhar pelos vereadores Francisco Alves, Dr.ª Isabel Coutinho e Prof.º Mário Leite, bem como, pelo Presidente da União de Freguesias de Refojos, Outeiro e Painzela Leandro Campos, entre outros autarcas e demais convidados. Associou-se também a este evento o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Arq.º Rui Alves.

Após o desfile e ainda da parte da manhã, foi feita a leitura e entrega da Carta de Foral ao Sr. das Terras de Basto. Durante a tarde foram muitas as atividades que animaram o recinto, com destaque para a música, o teatro, os malabaristas de fogo, os jogos tradicionais quinhentistas, as demonstrações de esgrima e as danças.

O programa prosseguiu à noite, na Casa da Cultura, com a inauguração da exposição '500 Anos da Atribuição do Foral Manuelino a Cabeceiras de Basto - Um ano de Comemorações', secundada pela apresentação do livro de Banda Desenhada intitulado 'O Foral de Cabeceiras de Basto' ilustrado pelo cabeceirense Mário Teixeira.

Enquanto isso, decorreram neste centro histórico atividades diversas que se prolongaram até domingo, dia 5 de outubro, ponto alto destas Comemorações.

Além do Mercado Quinhentista cuja abertura está agendada para as 10h30m, destaca-se, pelas 16h00m (na rotunda de Lamas), a cerimónia de atribuição do nome do Rei D. Manuel I a uma avenida de Cabeceiras de Basto, que resulta de proposta apresentada pela Comissão Municipal de Toponímia e que o executivo aprovou em reunião de 26 de setembro, assim como, o descerrar, de uma placa comemorativa da efeméride nos Paços do Concelho, que terá lugar pelas 17h00m.

No dia 4 de outubro, além da animação musical e teatral prevista, das tabernas de comes e bebes e o mercado quinhentista, foram ainda entregues, pelas 15h30m no Núcleo de Arte Sacra, os prémios aos vencedores do III Concurso Literário Infantil e Juvenil 'O Foral de Cabeceiras de Basto' - cujo único prémio foi atribuído a Ana Beatriz Dourado Teixeira – e do III Concurso de Fotografia sob o tema 'O Nosso Mosteiro' de que foi vencedora Marta Raquel Soares Maio, ficando em segundo lugar Sara Marilda Castro Fernandes, em terceiro António Aguiar Carvalho, em quarto Carlos Eugénio Aguiar Leite e em quinto Eugénia Leite.
 
Scroll