Conteúdo

37.ª AgroBasto inaugura amanhã em Cabeceiras de Basto

Feira e Festa de S. Miguel: 20 a 30 de setembro

25 de setembro, 2014
Concertinas
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. Serafim China Pereira, inaugura amanhã, dia 26 de setembro, às 17 horas, a 37ª edição da AgroBasto - Exposição/Feira das Atividades Económicas de Basto, um certame há muito consolidado e que é uma referência na região norte do país.
A abertura oficial do evento, referência do cartaz das Festas do Concelho de Cabeceiras de Basto, decorre na Praça Francisco Xavier de Almeida Barreto, na envolvente ao Mercado Municipal.

Com habitual, a AgroBasto conta com a presença mais de uma centena de expositores e apresenta-se como uma montra privilegiada para a promoção dos produtos locais, especialmente das carnes das raças autóctones, do turismo ambiental, da gastronomia e do artesanato.

Para além de uma grande mostra de equipamentos, produtos e serviços, a AgroBasto tem como objetivo a promoção socioeconómica, cultural e turística das Terras de Basto.

Trata-se, por isso, de uma ótima oportunidade para promover, valorizar e divulgar a diversidade das potencialidades, das atividades, dos serviços e dos produtos de uma vasta região, particularmente das Terras de Basto.

Na AgroBasto estarão representadas máquinas e alfaias agrícolas, artes e ofícios tradicionais, produtos ligados à atividade económica em geral e instituições que, de alguma forma, promovem o desenvolvimento local. O recinto compreenderá ainda espaços destinados à exposição pecuária, à fauna e à flora. A promoção gastronómica, nomeadamente, a carne barrosã, os vinhos verdes de Basto a doçaria tradicional, entre outros produtos, estarão em destaque no recinto expositivo.

A entrada principal da AgroBasto será feita pelo parque de estacionamento traseiro ao edifício do Mercado Municipal, área onde estará montada uma tenda dedicada ao empreendedorismo e à inovação e onde serão expostas culturas agrícolas emergentes no concelho, tais como a produção de frutos vermelhos, fisális, kiwis e plantas aromáticas.

No mesmo espaço estarão, também, representadas atividades ligadas à agricultura relacionadas com a produção de porco bísaro e de ovelhas, entre outras atividades.
No exterior estarão expostos produtos que, de alguma forma, estão diretamente relacionados com o concelho e com o que a natureza põe à disposição, nomeadamente o fumeiro tradicional, os vinhos, a doçaria tradicional, o mel, as compotas, os licores, o artesanato de lã, linhos e tanoaria.

De salientar, ainda, a aposta do Município Cabeceirense na diversificação das atividades, produtos e serviços presentes nesta edição da AgroBasto como forma de abranger e cativar novos públicos, proporcionando também aos expositores novas oportunidades de negócio.

Com um programa de animação sociocultural diversificado, este certame decorre até ao dia 29 de setembro, beneficiando da realização simultânea da Feira e Festas de S. Miguel, que durante dez dias atraem a esta vila Cabeceirense muitos milhares de forasteiros.

Destaque ainda, para as diversas atividades festivas que decorrem nesta vila cabeceirense até ao dia 30 de setembro e de que se salienta no sábado, dia 27 de setembro, pelas 21h30m, animação musical com os cantares ao desafio protagonizados pela Maria do Carmo de Sernancelhe, pelo Lopes de Travassô e pelo Carvalho de Cucana, seguindo-se um encontro de bombos e gigantones onde está confirmada a presença de 13 grupos provindos de vários pontos da região. A noite terminada com a atuação do conhecido cantor português, José Cid.

No dia 28 de setembro, domingo, dia grande de festa, destaque para a realização do concurso pecuário, pelas 10h00m, no Parque do Mosteiro, organizado pela Mútua de Basto /Norte e à tarde, a partir das 15h30m, as tradicionais e afamadas chegas de bois, organizadas pela Associação ‘As Chegas’, também no Parque do Mosteiro.

Segue-se a partir das 21h00, a noite de arraial com a ronda das concertinas. Cerca de 25 grupos vindos de toda a redondeza vão percorrer a feira animando a noite ao som das concertinas e da música popular.

Ainda no domingo, destaque para o espetáculo do artista Zé Amaro, cuja atuação prevista para as 23h30m será seguida de uma sessão de fogo-de-artifício também no Parque do Mosteiro. A noite de estrelas, organizado pelo Contato Futsal Club encerra a jornada.

No dia 29 de setembro, dia do Município e do padroeiro S. Miguel, está prevista a realização de uma cerimónia evocativa que começa pelas 9h30 com a homenagem aos cabeceirenses que tombaram na I Grande Guerra Mundial na passagem dos 100 anos (1914-2014) desta batalha, junto ao monumento aos combatentes, bem como, a entrega de votos de louvor aos desportistas Bernardino Pacheco Pereira, Luís Miguel Sousa Gonçalves, João Miguel Ferreira Machado, António Paulo Magalhães de Sousa, José Manuel Mendes Gomes e Hélder Gonçalves Miranda, no edifício dos Paços do Concelho.

A missa solene em honra de S. Miguel terá lugar pelas 11h00. De tarde, destaque para a entrada das filarmónicas de Cabeceiras de Basto e de Revelhe, Fafe, seguindo-se o Grande Sorteio de S, Miguel, pelas 1500m, enquanto que, em simultâneo, na AgroBasto decorre um encontro de folclore. A saída da procissão em honra de S. Miguel está agendada para as 17h00.  A noite termina com o despique das Bandas de Música na Praça da República.

A tradicional e afamada Feira e Festa de S. Miguel termina no dia 30 com atividades desportivas e jogos tradicionais diversos no Parque do Mosteiro e a atuação do grupo ‘Quadrângulo’, pelas 21h30m, na Praça da República.
 
Scroll