Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Mais de 100 expositores na edição 2017 da Agrobasto

Montra de equipamentos, produtos e serviços tem como objetivo a promoção socioeconómica das Terras de Basto

2017-09-28
Mais de 100 expositores na edição 2017 da Agrobasto
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, inaugurou esta tarde a 41ª edição da Agrobasto – Exposição / Feira das Atividades Económicas de Cabeceiras de Basto, certame que decorre até ao dia 29 de setembro na Praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto e na cave da Casa da Juventude de Cabeceiras de Basto (Mercado Municipal).
À comitiva juntou-se o diretor do Centro de Emprego do Médio Ave, Dr. Carlos Nuno Boticas, os vereadores da Câmara Municipal, bem como presidentes de Juntas de Freguesia.

Organizada pela Câmara Municipal, a Agrobasto para além de se assumir como uma grande montra de equipamentos, produtos e serviços, tem também como objetivo a promoção socioeconómica das Terras de Basto. Mais de 100 expositores marcam presença nesta edição 2017 do certame.

Para o presidente da Câmara, Francisco Alves, a 41ª edição da Agrobasto é uma “aposta ganha”, um certame que tem contribuído para dinamizar a economia local. Francisco Alves acredita que os próximos três dias de festa serão “dias grandes” onde se aguarda a visita de milhares de pessoas.

Tratores e alfaias agrícolas, máquinas para a construção civil, viaturas automóveis, artesanato urbano, produtos do lar, tasquinhas, produtos agroalimentares, artesanato local, instituições, criadores de gado bovino (Barrosã, Maronesa e Minhota), caprino (Bravia), ovino (Bordaleira D’entre Douro e Minho), cavalar (Garrano) e suíno (Porco Bizaro) estão em destaque nesta 41ª exposição. O fumeiro tradicional, os vinhos, a doçaria tradicional, o mel, as compotas, os licores, o artesanato de lã, linhos e tanoaria também estão representados. O recinto compreende ainda espaços destinados à exposição pecuária, à fauna e flora.

De salientar que a promoção gastronómica acontece nas várias tasquinhas, num espaço montado para o efeito no recinto da feira, onde serão servidos os pratos tradicionais da região acompanhados pelos vinhos verdes de Basto.

Nesta edição 2017 da Agrobasto que termina no próximo sábado, dia 30, nota-se um acrescido empenho dos expositores na apresentação e decoração dos seus stands, ‘sintoma’ do já referido dinamismo da economia local.

Esta noite, a partir das 21h30, sobem ao palco da Agrobasto os Cantadores ao Desafio –Irene de Gaia, Lopes de Travassô e Carvalho de Cucana, estando agendado para amanhã, dia 28 de setembro, o Concurso pecuário de gado bovino para os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, no Parque do Mosteiro, uma produção da Mútua de Basto/Norte.

Depois do Jogo do Pau de Abadim, realizam-se no Parque do Mosteiro as tradicionais Chegas de Bois. A noite de amanhã será de arraial com a Ronda das Concertinas, estando o concerto do artista ZÉ AMARO marcado para as 23h00 no Parque do Mosteiro. A noite terminará com um grande espetáculo de pirotecnia.

No dia 29 de setembro, sexta-feira, Dia do Município, realiza-se às 10h00 a Sessão Solene nos Paços do Concelho, saindo à rua, a partir das 17h00, a Majestosa Procissão em honra de S. Miguel, uma organização da Fábrica da Igreja Paroquial de Refojos.

A Feira e Festas de S. Miguel encerram dia 30 de setembro, sábado.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll