Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Presidente da Câmara inaugurou Capela Mortuária de Gondiães

Capela fica localizada na antiga escola primária de Gondiães adquirida pela Junta de Freguesia e pelos Baldios de Gondiães

2017-08-28
Presidente da Câmara inaugurou Capela Mortuária de Gondiães
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado pelo vereador Alfredo Magalhães, pelo presidente da Junta de Freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas, Eng. Manuel Ramos Pereira, e demais autarcas da freguesia, inaugurou sábado, dia 26 de agosto, a capela mortuária da aldeia de Gondiães.
Localizada na antiga escola primária de Gondiães, a capela mortuária ocupa parte daquele edifício que em tempo foi adquirido pela Junta de Freguesia e pelos Baldios de Gondiães e cedida, posteriormente, à ADIG - Associação Dinamizadora dos Interesses de Gondiães.

A Associação lançou mãos à obra e deu início à reconstrução e ampliação da escola, sendo que protocolou a cedência de parte do rés-do-chão daquele edifício à Junta de Freguesia para ali instalar a capela mortuária agora inaugurada e que fica sob sua gestão.

Depois de descerrada a placa de inauguração o espaço constituído por uma sala para velório, uma sala de estar e instalações sanitárias, foi benzido pelo Monsenhor José Augusto Ribeiro.

Na oportunidade, o presidente da Junta de Freguesia realçou a importância deste equipamento para a freguesia de Gondiães e destacou o envolvimento de várias entidades como a Junta de Freguesia, os Baldios de Gondiães, a ADIG e a Câmara Municipal na concretização deste anseio.

Por sua vez, o presidente da Câmara salientou que a inauguração desta obra representa o cumprir de uma promessa uma vez que fazia parte do programa para este mandato e referiu que é sempre um momento de satisfação quando o poder autárquico consegue colocar de novo ao serviço das pessoas edifícios que se encontravam sem uso, degradados ou abandonados. Lembrou, por isso também, a recente inauguração da sede da Associação Uz em Movimento, na aldeia da Uz, que resultou do restauro da antiga escola da aldeia.

Para além de outros apoios logísticos e financeiros para a reconstrução e ampliação do edifício, a Câmara Municipal transferiu para a Junta de Freguesia de Gondiães, para esta obra em concreto, 12.500 euros.

Brevemente a ADIG espera concluir as obras da parte restante do edifício que será um espaço multiusos ao serviço da população e que, tal como este, beneficiou de importantes apoios financeiros da Câmara Municipal, dos Baldios de Gondiães, da Junta de Freguesia e de alguns particulares.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll