Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Feira dos Produtos Locais anima Parque do Mosteiro

Promover e valorizar os produtos específicos da nossa região

2017-08-08
Parque do Mosteiro
Realiza-se este fim de semana, nos dias 12 e 13 de agosto, no Parque do Mosteiro, a Feira dos Produtos Locais, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto em colaboração com a Iberdrola, a Basto Vida, as Juntas de Freguesia, a PRODESP – Associação Desportiva, os Bravos das Concertinas e o Grupo de Bombos Jovens de Basto.
A iniciativa tem como objetivo promover e valorizar os produtos específicos da nossa região, nomeadamente o artesanato, o vinho, o mel, as carnes autóctones, entre outros; promover o turismo bem como diversos elementos etnográficos característicos da nossa região; valorizar o património cultural, histórico e etnográfico do nosso concelho; evidenciar a especificidade da nossa vivência comunitária; bem como promover o desenvolvimento local e regional.

A Iberdrola marca presença na Feira dos Produtos Locais, aliando-se assim a este evento que visa promover a memória histórica das tradições desta região de Basto. A dinamização sociocultural a nível local é um dos mais importantes parâmetros de ação da Iberdrola no âmbito do desenvolvimento do Sistema Eletroprodutor do Tâmega. Neste sentido, a empresa patrocina o troféu oferecido aos mais de 100 tocadores de concertina da região que participam no Encontro de Concertinas marcado para o dia 13 de agosto.

A abertura da exposição está prevista para as 21 horas de sábado, dia 12, uma feira que contará com a presença de 27 expositores de produtos hortícolas, plantas e ervas aromáticas, fumeiro, artesanato e os produtores locais de mel, vinho, doces, licores, e azeite. A animação da feira estará a cargo do Grupo de Bombos Jovens de Basto.

A partir das 21h30 de sábado, o Parque do Mosteiro torna-se palco dos Jogos Sem Fronteiras, um grande espetáculo de animação que estimulará o contacto intergeracional, a interação e a partilha de experiências e valores, num ambiente de são convívio, descontração e alegria. Para a prova foram convidadas todas as freguesias do concelho, estando prevista a participação de 10 equipas.

A Feira dos Produtos Locais abre no domingo, dia 13 de agosto, às 10h30, prosseguindo à tarde com grande animação musical no Parque do Mosteiro, onde se vai realizar, a partir das 15h00, o Grande Encontro de Concertinas com a participação de grupos formais e informais de tocadores do concelho e da região, iniciativa organizada pela associação ‘Os Bravos da Concertina de Refojos’ e patrocinada pela Iberdrola.

A festa termina com um lanche/convívio aberto à população.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll