Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Inaugurado o Largo Dr. Manuel Afonso na aldeia do Samão

Largo foi objeto de intervenção de requalificação urbanística nos últimos meses

2017-08-07
Inaugurado o Largo Dr. Manuel Afonso na aldeia do Samão
O Presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, acompanhado do Presidente da Assembleia, Eng. Joaquim Barreto, de vereadores e outros eleitos e, ainda, dos autarcas da freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas e do Presidente do Conselho Diretivo de Baldios de Gondiães, inaugurou sábado, dia 5 de agosto de 2017, o Largo em frente à Igreja do Samão, largo que foi objeto de intervenção de requalificação urbanística nos últimos meses.
Fruto da cooperação entre o Conselho Diretivo de Baldios, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal a obra foi possível, também, graças à cedência de uma boa parcela de terreno por parte do Dr. Manuel Afonso e família, que permitiu ampliar este espaço público e criar ali um jardim.

O cruzeiro voltou ao centro do largo onde foram instalados bancos de pedra, gradeamento de proteção, iluminação pública e um acesso à fonte e tanque existente no fundo do lugar.

A aldeia e a freguesia quiseram homenagear o ilustre cidadão Dr. Manuel Afonso, bem como a senhora Dra. M. Teresa Afonso, falecida em 2016, atribuindo o nome daquele benemérito ao Largo e o da senhora, que foi esposa do conhecido advogado, ao jardim.

A aldeia do Samão, na freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas, é uma das aldeias mais pitorescas do concelho, cuja população cultiva valores identitários muito próprios, destacando-se uma forte ligação à terra de todos os que ali nasceram mesmo daqueles que cedo tiveram que partir à procura de melhores dias noutras paragens. Esta aldeia é conhecida pela Festa das Papas, festa de S. Sebastião que anualmente, a 20 de janeiro, se realiza alternadamente no Samão e em Gondiães.

O largo inaugurado é a partir de agora um espaço público muito bonito de onde é possível apreciar a igreja, a aldeia e a paisagem.

Na oportunidade o Dr. Manuel Afonso agradeceu a escolha do seu nome, afirmando não estar à espera desta honrosa decisão, mas quis mais destacar os feitos públicos que todos os autarcas do tempo da democracia foram concretizando nesta aldeia de gente boa e muito solidária.

O dia de sábado começou com uma missa seguida da bênção do Largo pelo Pároco, Monsenhor José Augusto Ribeiro, a inauguração do espaço e um almoço convívio nas instalações do GAS - Grupo Associativo do Samão.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll