Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia inauguraram Capela Mortuária de Pedraça

Autarquia tem ainda previstos apoios para capelas mortuárias em Alvite, Faia e Gondiães

2017-06-13
Presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia inauguraram Capela Mortuária de Pedraça
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, e o presidente da Junta de Freguesia de Pedraça, Luís Mouta, inauguraram à tarde no dia 11 de junho, a Capela Mortuária de Pedraça nas imediações da Igreja Paroquial. O evento contou com a presença dos vereadores, de presidentes das Juntas de Freguesia, da deputada Laura Magalhães, membros da Assembleia Municipal e demais autarcas, do pároco Luís Baeta e população em geral.
Depois de descerrada a placa alusiva à efeméride, o pároco de Pedraça procedeu à bênção das novas instalações da capela.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara começou por afirmar que “estamos aqui a inaugurar uma obra, um equipamento coletivo, uma capela mortuária que vem suprir uma falha sentida pelas gentes de Pedraça. A partir de agora tendes neste edifício um espaço digno para a despedida dos vossos entes queridos, dos vossos familiares ou amigos, quando chegar a hora da sua partida”, disse.

A concretização da obra foi possível graças à união de esforços, desde logo da Paróquia, da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal e de alguns beneméritos que quiseram também dar o seu contributo.

“É assim e desta forma, no estabelecimento de parcerias, que o desenvolvimento das aldeias, das freguesias, do concelho se promove também. Quando se juntam todos, as autarquias, o movimento associativo, as paróquias e as populações, o sonho torna-se realidade com mais facilidade”, destacou o autarca, realçando que “a Câmara Municipal apoiou financeiramente esta obra tal como estava previsto em Plano e Orçamento Municipal com uma transferência de 25 mil euros.

Mas, já na fase final da sua construção, a Câmara Municipal foi confrontada com um pedido da Junta de Freguesia para que fizéssemos os arranjos exteriores. Apesar de não inscrita no Orçamento Municipal para este ano a Câmara, depois da disponibilidade demonstrada pela Junta de Freguesia para reprogramar e ajustar o que estava inicialmente previsto, a Câmara investiu mais 20 mil euros no arranjo do logradouro da capela”.

No que diz respeito a capelas mortuárias, a Câmara Municipal apoiou já neste mandato a construção da capela de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) já em funcionamento, a capela mortuária de Cavez, a capela mortuária de Painzela, a capela mortuária de Santa Senhorinha, estas ainda em construção. Tem ainda previstos apoios para capelas mortuárias em Alvite, Faia e Gondiães.

“No concelho, mas também muito particularmente nesta freguesia temos investido fortemente na melhoria do abastecimento público de água. Acreditamos que os problemas sentidos recorrentemente nalguns locais, como por exemplo Boadela, estarão resolvidos. No concelho, mas também nesta freguesia temos investido na beneficiação de estradas e caminhos, na construção de passeios, muros e outras beneficiações. No concelho, mas também nesta freguesia temos trabalhado na toponímia. Foi possível concluir recentemente a toponímia de toda a freguesia de Pedraça com a instalação das respetivas placas de identificação”, declarou Francisco Alves, assegurando que “o desenvolvimento é um processo nunca terminado. É progressivo. Por mais que se tenha concretizado, há sempre mais para fazer. Sabemos isso, mas, como no passado, estamos agora e no futuro, sempre disponíveis para continuar a trabalhar com todos vós”.

“A Câmara Municipal regozija-se por este investimento tão importante para esta comunidade e que, sob gestão da junta de freguesia ficará disponível para todos, independentemente do seu credo ou confissão religiosa. Parabéns à população de Pedraça”, finalizou o presidente da Câmara.

Nas suas palavras, o presidente da Junta de Freguesia, Luís Mouta, agradeceu o apoio de todos – da Câmara, da paróquia, dos beneméritos e da população em geral – na concretização desta obra, destacando “o grande trabalho” realizado, um anseio antigo da população. Luís Mouta mostrou-se, ainda, muito satisfeito com as condições que o novo equipamento vem proporcionar à população.

O padre Luís Baeta, elogiando a “conjugação de esforços e de vontades” entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e da Paróquia de Pedraça, enalteceu a obra que permitirá à comunidade velar os seus entes queridos com toda a comodidade.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll