Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Câmara Municipal entregou mais 20 apoios à natalidade

Cabeceiras de Basto é um Município amigo das famílias

2016-12-29
Presidente da Câmara entregou 27 apoios à natalidade
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, entregou ontem à tarde, dia 28 de dezembro, mais 20 apoios de incentivo à natalidade no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho. Acompanharam o presidente da Câmara nesta cerimónia os vereadores e os presidentes/representantes das Juntas de Freguesia.
No passado dia 11 de novembro foram entregues 27 apoios, estando nesta fase ainda em análise mais uma dezena de processos referentes ao presente ano para serem entregues às famílias.

O incentivo à natalidade reveste a forma de atribuição de um apoio sempre que ocorra o nascimento ou a adoção de uma criança, sendo 500 euros o valor do subsídio a atribuir. Com este incentivo, a Câmara Municipal pretende promover estímulos específicos que conduzam, por um lado, ao aumento da natalidade e, por outro, à melhoria das condições de vida das famílias residentes no Município.

Até ao dia 28 de dezembro, a Câmara Municipal concedeu 47 apoios à natalidade, num montante global de 23.500,00 euros. A aguardar aprovação estão uma dezena de pedidos. De referir que dos 47 apoios entregues, 27 foram a crianças do sexo feminino e 20 do sexo masculino das freguesias de Abadim, Alvite, Arco de Baúlhe, Basto, Cabeceiras de Basto, Cavez, Outeiro, Painzela, Refojos e Vila Nune.

O Regulamento Municipal de Incentivo à Natalidade resulta de um compromisso assumido no Plano e Orçamento Municipal para 2016 e que se vai manter no próximo ano com o intuito de combater a desertificação. Este subsídio reveste-se de grande alcance e importância social que vem reforçar os já existentes apoios às famílias que anualmente rondam os milhares de euros.

Cabeceiras de Basto é, por isso, um Município amigo das famílias na medida em que disponibiliza um conjunto de apoios que começam, desde logo, no nascimento das crianças, passando pelos apoios às famílias numerosas com benefícios nas tarifas da água e saneamento, bem como na redução da taxa do IMI. A autarquia apoia também as famílias mais carenciadas através das taxas sociais relativas à água e saneamento.

As famílias com filhos estudantes também não são esquecidas pela Câmara Municipal. Para além dos apoios nos transportes, refeições e prolongamentos de horários, aquisição de livros e material escolar tem implementado há longos anos as bolsas de estudo.
A tudo isto junta-se, ainda, a redução de taxas para a construção de habitação própria para jovens dos 18 aos 35 anos de idade.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll