Conteúdo

Teatro de Cabeceiras de Basto deu-se a conhecer no Recife

Espetáculo foi o resultado de uma residência artística em Cabeceiras de Basto

25 de janeiro, 2016
Teatro de Cabeceiras de Basto deu-se a conhecer no Recife
Com duas apresentações no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, no estado de Pernambuco – Brasil, a obra (L)a (P)lage representou a produção cultural de Cabeceiras de Basto e agradou o público recifense que esteve presente no Teatro Marco Camarotti.
Esta produção realizada numa parceria entre o CTCMCB e o Grupo Acaso foi uma das estreias do Festival, cuja programação envolveu quatro cidades do território Pernambucano.
O espetáculo, convidado pelo Festival, foi o resultado de uma residência artística desenvolvida em Cabeceiras de Basto e propõe uma continuidade na pesquisa sobre os aspetos da lusofonia que tocam as companhias envolvidas e os seus respetivos países.

(L)a (P)lage foi, portanto, o primeiro passo,  uma criação sobre o “jeitinho brasileiro” que levará os artistas a um novo processo, desta vez sobre o “jeitinho português”  numa nova parceria entre as companhias.

 A criação e o fortalecimento de parcerias com outras companhias nacionais e internacionais, bem como a apresentação de espetáculos em festivais e teatros fora do concelho permitem ao CTCMCB mostrar o potencial cultural de Cabeceiras de Basto e divulgar a rica programação promovida durante o ano, dando maior visibilidade ao concelho.

Recorde-se que além desta iniciativa, o Centro de Teatro já levou produções locais a outros festivais e teatros em concelhos como Lisboa, Braga, Pinhel, Bragança e Póvoa de Lanhoso e recebeu também artistas de outras localidades do país e do estrangeiro, como Grécia, Brasil e França.

De referir que no âmbito do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, o espetáculo (L)a (P)lage  foi nomeado para um prémio, nomeação esta que enche de orgulho não só a autarquia, como os  cabeceirenses.

A Câmara Municipal regozija-se, assim, com o trabalho meritório que vem sendo desenvolvido pelo CTCMCB desde 2012, uma aposta no desenvolvimento de um projeto de produção artística vocacionado para as artes de intervenção social e comunitária que faz do CTCMCB o ‘embaixador cultural’ de Cabeceiras de Basto aquém e além-fronteiras.
Scroll