Conteúdo

Formação na Metodologia de Desenvolvimento Holístico CarryOn

17 de novembro, 2015
Vice-presidente da Câmara na abertura da «Formação na Metodologia de Desenvolvimento Holístico CarryOn»
A vice-presidente da Câmara, Dra. Isabel Coutinho, marcou presença, no dia 16 de novembro, no arranque da ‘Formação na Metodologia de Desenvolvimento Holístico CarryOn’ que se realizou na Casa do Tempo. Nesta formação que tem uma duração de quatro dias – de 16 a 19 de novembro – estão inscritos 22 elementos de instituições com intervenção social do concelho.
Ontem foi abordado o tema ‘Psicologia e Violência Doméstica’, hoje, dia 17, está em análise a ‘Ecologia e os Serviços dos Ecossistemas’, amanhã, dia 18, será abordada a ‘Metodologia CarryOn e Avaliação’, sendo que o último dia, 19 de novembro, é o ‘Dia de Campo’, onde serão realizadas atividades na natureza.

De referir que no dia 18 de fevereiro de 2015 foi assinado o protocolo de Adesão da Câmara Municipal ao Quadro de Cooperação do Projeto CarryOn, através do qual foi desenvolvido um trabalho, entre maio e agosto de 2015, com um grupo de mulheres vítimas de violência doméstica e respetivos filhos do concelho (sinalizados e encaminhados pelo Núcleo Local de Inserção). É neste âmbito que surge esta formação, destinada a capacitar técnicos/as locais para replicarem a Metodologia de Desenvolvimento Holístico CarryOn.

São objetivos do Projeto CarryOn: desenvolver e implementar metodologias que contribuam de forma determinante para o processo de empoderamento de vítimas de violência doméstica, promovendo o seu bem-estar integral a nível físico, psicológico e social; dinamizar ações de sensibilização sobre violência doméstica e prevenção da mesma, salientando a importância do estabelecimento de relações interpessoais baseadas na igualdade e no respeito mútuo; promover uma perspetiva integrada de cooperação entre diversas entidades com ação na gestão e governação, no apoio a vítimas e na intervenção na natureza; e capacitar técnicos para a integração de atividades baseadas nos serviços dos ecossistemas no processo de apoio a vítimas.
Scroll