Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Educação Ambiental

Conservar e valorizar o património é nosso dever

Centro Educação Ambiental

Conservar e valorizar o património, que os nossos antepassados nos legaram, é o dever de qualquer pessoa e, por maioria da razão, dos responsáveis pelos organismos públicos.

Imbuídos desse espírito de responsabilidade e animados por uma dinâmica de desenvolvimento integrado e sustentado para a nossa terra, A Câmara Municipal decidiu, em boa hora, criar o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, localizado em Refojos na sede do Concelho.

Temos consciência da enorme riqueza que tem aquela área florestal, que se estende desde a Vila até à Ranha e a Gragilde, em Painzela, onde existem ricas espécies vegetais de grande valor, a que agora juntamos um também variado e rico conjunto de animais característicos da nossa fauna local.

A este magnífico conjunto vivo, associamos alguns equipamentos desportivos e de lazer, como sejam, o parque infantil, o parque de merendas, o mini-golf, o circuito de manutenção e o polidesportivo ao ar livre, que permitirão a qualquer pessoa e sobretudo aos mais jovens viver agradavelmente este espaço, ocupando de forma variada e sadia os seus tempos livres.

Construímos também um belo edifício de recepção e apoio, para que os visitantes sejam devidamente enquadrados e possam tirar o máximo proveito do Centro de Educação Ambiental, transformando-o numa área privilegiada de educação e formação, com reflexos nas atitudes de defesa e valorização da Natureza e do Ambiente.

Sejamos todos capazes de saber usar e preservar esta nova valência que agora surge no nosso Concelho, para que ela represente, efectivamente, mais um passo na promoção e qualificação dos Cabeceirenses e de Cabeceiras de Basto.

Scroll