Conteúdo

Remodelação dos Claustros na reta final com trabalhos de jardinagem

Projeto de remodelação dos Claustros arrancou em junho de 2013

14 de maio, 2014
Remodelação dos Claustros na reta final com trabalhos de jardinagem
As obras de remodelação dos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos encontram-se na reta final. Até à próxima semana, jardineiros estão a proceder ao arranjo dos espaços verdes, desta feita com a colocação de relva (ophiopogon), plantação de árvores e de arbustos/sebes.
Esta manhã, dia 14 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. China Pereira, acompanhou o evoluir dos trabalhos juntamente com o vereador Francisco Alves, os técnicos Arq. Miguel Gomes, Eng. Luís Summavielle, assim como o encarregado-geral Francisco Teixeira.

O objetivo é embelezar os jardins dos Claustros do Mosteiro, revitalizando aquele espaço público de fruição, não só para os cabeceirenses, como também para os turistas.

Refira-se que o projeto de remodelação dos Claustros que arrancou em junho de 2013 incidiu, sobretudo, no levantamento arqueológico do espaço que permitiu à equipa de profissionais especializada na área da arqueologia descobrir várias sepulturas com ossadas e outros vestígios. As obras integraram, ainda, a drenagem das águas pluviais e a pavimentação do piso daquele nobre espaço dos claustros do Mosteiro que se pretende seja de usufruto e lazer, mas também palco de diversas atividades culturais e recreativas, entre outras.

A reorganização dos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos vem, assim, satisfazer uma pretensão antiga, renovando, beneficiando e modernizando os Claustros deste vetusto monumento, considerado a Joia do Barroco em Terras de Basto, cuja candidatura a Património Cultural da Humanidade se encontra a ser preparada pela Câmara Municipal.

Scroll