Conteúdo

Como diminuir o consumo energético no uso de termoacumulador e esquentador

Cabeceiras Verde - Programa nº 13 – 05-10-2012

O aquecimento de água sanitária é um processo no qual é consumida uma grande quantidade de energia, representando aproximadamente 50% da fatura energética.

Se pretende reduzir o valor da sua fatura energética, a otimização das soluções de aquecimento de águas quentes sanitárias, é sem dúvida uma boa aposta sendo o tempo de retorno do investimento bastante apetecível.

Siga os conselhos da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, para perceber como pode reduzir substancialmente a sua fatura mensal poupando na energia despendida com o aquecimento das águas quentes sanitárias.


O que pode fazer já, com investimento:


• se possível, combinar o termoacumulador com a instalação de painéis solares térmicos, que lhe podem garantir entre 60% a 80% da energia necessária ao aquecimento de águas no ano;

• utilizar torneiras e chuveiros eficientes - poupa entre 40% a 70% de água sem perder a sensação do conforto de um bom duche;

• utilizar uma tomada com controlador horário para privilegiar o funcionamento do termoacumulador no período noturno, sendo ainda mais económico se dispuser de tarifa bi-horária ou tri-horária.


O que pode fazer ainda:

• escolher um termoacumulador adequado às necessidades da família - cerca de 40 litros por pessoa e instalá-lo perto dos pontos de consumo, isolando adequadamente as canalizações;

• dar preferência aos aparelhos equipados com controlo de temperatura ou temporizador.

• A temperatura do termóstato não deverá estar acima dos 60ºC, de modo a reduzir perdas.

• Se reduzir a temperatura do termoacumulador de 60ºC para 50ºC pode reduzir o consumo de energia em cerca de 10%;

• na utilização do esquentador, ter em atenção a libertação de monóxido de carbono (altamente tóxico);

• reduzir o tempo nos duches - poupa água e ajuda a diminuir o consumo de energia;

• desligar o termoacumulador quando for de férias.


A sua escolha deverá ser sempre suportada pelo aconselhamento de um especialista na matéria, capaz de avaliar as suas necessidades e de integrar os vários sistemas energéticos da sua casa. Consulte vários fornecedores ou um especialista independente.

Opte por um sistema de aquecimento eficaz e reduza a sua fatura energética, contribuindo ativamente para a proteção ambiental e para o desenvolvimento sustentável do nosso país.


“ Um conselho amigo da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto no âmbito do plano para a racionalização de consumos e eficiência energética.”


Scroll