Conteúdo

Rede de iluminação pública na vila está a ser remodelada e modernizada

Intervenção melhora a qualidade do serviço de fornecimento de electricidade

17 de setembro, 2012
Rede de iluminação pública na vila de Cabeceiras de Basto está a ser remodelada e modernizada
Encontram-se a decorrer as obras de remodelação da rede de iluminação pública no arruamento que liga o Quinchoso e o entroncamento com a ER 311, na Ponte de Pé, na vila de Cabeceiras de Basto.de
Trata-se de uma empreitada executada pela Câmara Municipal, que resulta de um acordo de parceria estabelecido em 2007 entre o Município Cabeceirense e a EDP Distribuição, tendo em vista a remodelação das redes elétricas de iluminação pública nas entradas das vilas de Cabeceiras de Basto e do Arco de Baúlhe.

Os trabalhos em curso consistem na remoção da atual rede de distribuição de eletricidade aos domicílios e de iluminação pública por via aérea, substituindo-a pela via subterrânea.

Com a passagem para via subterrânea, numa extensão de 600 metros, a iluminação pública do arruamento supra referido passará a ser garantido por colunas metálicas encimadas por luminárias de melhor rendimento luminoso e melhor eficiência energética que as atualmente existentes, estando assim, prevista a instalação de 19 luminárias.

Com a mudança para via subterrânea, a alimentação elétrica aos domicílios passará também a adotar esta metodologia sendo eliminados os ramais aéreos existentes.

Com esta intervenção, a Câmara Municipal e a EDP Distribuição, além de melhorar esteticamente esta entrada da vila de Cabeceiras de Basto, melhora também a qualidade do serviço de fornecimento de electricidade aos municípes já que a nova rede é mais imune a interferência de natureza mecânica e metereológica.

Esta remodelação e modernização da rede elétrica em curso, representa um investimento feito pelo Município Cabeceirense, em materiais, máquina e mão-de-obra, na ordem dos 12.000 euros.

De referir que com a execução desta empreitada, encontram-se assim concluídas as intervenções a levar a cabo nas entradas das vilas de Cabeceiras de Basto e de Arco de Baúlhe, previstas no âmbito da parceria estabelecida com a EDP Distribuição.
 
Scroll