Conteúdo

Cavez acolhe XXIII Festival Folclórico e I Internacional de Basto

14 de agosto, 2012
O histórico largo do Souto, na vila de Cavez, acolhe uma vez mais, a realização do 23º Festival Folclórico e 1º Internacional de Basto.

Trata-se de uma iniciativa, a ter lugar no próximo Sábado, dia 18 de agosto, organizada, conjuntamente, pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, pela Emunibasto e pelo Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez, com o apoio da Junta de Freguesia de Cavez e do Grupo Desportivo de Cavez.
À semelhança dos anos anteriores, o certame tem como principais objetivos promover os valores culturais, as tradições etnográficas e a música popular portuguesa, ao mesmo tempo que aproveita a presença de muitos emigrantes de férias para lhes proporcionar um programa de animação que lhes permite o contacto com as suas raízes etnográficas e culturais.

Em palco estarão quatro grupos, sendo três locais, nomeadamente o Rancho S. João Baptista de Cavez, o Rancho Folclórico de S. Nicolau e o novel Grupo Folclórico «As lavradeiras da Vila de Cavez», a que se associa o Centro Cultural A Ponte Vella, provindo da Corunha, Espanha.

Os Ranchos convidados vão certamente proporcionar um animado espetáculo folclórico e etnográfico, desfilando os trajes, as músicas e as danças tradicionais e assim refletindo os usos e costumes das respetivas regiões, que registarão certamente o agrado do numeroso público que anualmente acorre àquele local central da freguesia de Cavez para assistir ao Festival.

O programa propriamente dito começa às 19h30m com a concentração dos grupos na Escola da Ferreirinha, onde irão saborear a gastronomia local e conviver, seguindo-se, pelas 21h00m, o desfile etnográfico até ao Largo do Souto, em Cavez. Após a entrega das lembranças pelo presidente da Câmara Municipal, Engº Joaquim Barreto, demais autarcas e elementos da organização, pelas 21h30m, terá início o espetáculo. Para encerrar o XXIII Festival Folclórico e I de Basto, será proporcionada uma sessão de fogo de artifício.
Ao dinamizar este tipo de iniciativas, a Câmara Municipal pretende promover a riqueza cultural refletida nas tradições etnográficas e na música popular destas terras que doravante assume também a componente internacional divulgando os usos e costumes de outras terras além fronteiras.

A realização desta iniciativa permite igualmente, aproveitar a presença de muitos emigrantes e visitantes que se encontram a passar férias neste concelho de Basto proporcionando-lhes um espetáculo popular que muito apreciam.
Scroll