Conteúdo

Cabeceiras de Basto mantém aposta na Feira do Cavalo

Uma aposta a manter no próximo ano

5 de junho, 2012
Cabeceiras de Basto mantém aposta na Feira do Cavalo
O Município de Cabeceiras de Basto viveu dois dias intensos de atividades ligadas ao cavalo, naquela que foi a terceira edição da Feira do Cavalo que decorreu no Centro Hípico de Vinha de Mouros, por onde passaram centenas de pessoas ao longo do fim de semana.
Ontem, o sol trouxe consigo novo fulgor à feira e ao Centro Hípico onde se disputaram duas provas: o Concurso Oficial de Modelo e Andamentos para cavalos puro-sangue lusitano e a Final da Taça Regional de Derby de Atrelagem do Norte.

No final do dia, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, acompanhado pelos vereadores e membros da Assembleia Municipal, entregou os prémios aos melhores classificados nas duas provas.

À festa não faltaram as coudelarias, os artigos ligados ao cavalo, as associações e os produtos locais que proporcionaram a todos os visitantes o contacto com diversos produtos/artigos relacionados com a atividade cavalar.

No sábado à noite, o picadeiro interior do Centro Hípico de Vinha de Mouros teve lotação esgotada com a encenação da peça de tetro ‘Terra Batida’ protagonizada pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

Com os alunos da Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto (USCab) no elenco, a peça contou com a participação especial dos Cavaquinhos da Raposeira, das Mulheres de Bucos, de jovens da Oficina de Interpretação Teatral do CTCMCB e do Rancho Folclórico ‘Os Camponeses de Arosa’. ‘Terra Batida’ trouxe, assim, “à memória o passado, os usos, costumes e tradições de um povo” que dedicou uma vida ao trabalho da terra.

Quatrocentas e cinquenta pessoas assistiram ao espetáculo onde “a vivência das antigas gerações foi transmitida às novas gerações”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, visivelmente satisfeito com a realização do espetáculo e com o público que aderiu em massa ao evento.
O êxito que a Feira do Cavalo tem vindo a alcançar resulta do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Câmara Cabeceirense, através da sua empresa municipal, em prol da valorização e da promoção das raças autóctones, quer criando condições físicas, quer dinamizando atividades ou promovendo espaços de debate, que valorizem o setor equestre. Uma aposta a manter no próximo ano.
Scroll