Conteúdo

Felipe Breviglieri venceu Concurso Literário Nacional – Conto Infantil

«O sonho do melro - preto» foi o conto vencedor da edição 2023

25 de março, 2024
Felipe Breviglieri venceu Concurso Literário Nacional – Conto Infantil
Felipe Breviglieri foi o grande vencedor da 17.ª edição do Concurso Literário Nacional – Conto Infantil com o conto “O sonho do melro-preto” assinado com o pseudónimo Frederico Basílio. Em segundo lugar classificou-se Paulo Badim com o conto “O Guardião da Magia Ancestral”, assinado com o pseudónimo Gaspar Contista e, em terceiro lugar, Renata Flaiban Zanete com o conto “Manuela entre paus no Mosteiro de São Miguel de Refojos”, pseudónimo PAM.
O prémio “Menção Honrosa Melhor Jovem Escritor” foi atribuído a Iara Teixeira Ribeiro que escreveu o conto “Uma Aventura no Mosteiro de S. Miguel”.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado sábado, dia 23 de março, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, no Arco de Baúlhe, sessão presidida pela vereadora da Cultura, Carla Lousada.

Marcaram igualmente presença nesta iniciativa o vereador Manuel Teixeira, Fernanda Carneiro, em representação do júri do concurso, entre outros convidados e público em geral.

De acordo com o júri do concurso – composto por Joaquim Jorge Carvalho, Fernanda Carneiro e Joana Barbosa – os trabalhos destacaram-se pela qualidade, coerência e criatividade.

Na oportunidade, foi lançado o desafio à Câmara Municipal para que se introduzisse no concurso literário a modalidade de conto em banda desenhada.

Vencedores dos Concursos de Quadras de S. Martinho e Ilustração Infantil

A par da entrega dos prémios do XVII Concurso Literário Nacional – Conto Infantil, nesta sessão foram, igualmente, entregues os prémios aos vencedores do XI Concurso de Quadras de S. Martinho e do IX Concurso de Ilustração Infantil.

No que se refere aos vencedores do Concurso de Quadras de S. Martinho – primeira categoria – classificaram-se Filipe Gonçalves (1.º prémio), Matilde Carvalho (2.º prémio) e Jéssica Costa (3.º prémio). Na segunda categoria classificaram-se Francisca Dixe (1.º prémio), Maria Mota (2.º prémio) e Leonor Freitas (3.º prémio). Na terceira categoria foram vencedores Bárbara Alves (1.º prémio) e Mara dos Santos (2º prémio).

Os vencedores do IX Concurso de Ilustração Infantil foram, na 1.ª categoria, Leonor Andrade (1.º prémio), Celeste Gomes (2.º prémio) e André Leite (3.º prémio). Na segunda categoria classificaram-se Eduardo Carvalho (1.º prémio) e Nuno Ferreira (2.º prémio) e Mara Oliveira (3.º prémio). Na terceira categoria classificaram-se Iara Ribeiro (1.º prémio) e Maria do Mar Teixeira (2º prémio).

A iniciativa contou com a animação musical de Carlos Pote que se fez acompanhar por jovens talentos.
Scroll