Conteúdo

ICNF Norte assinala Dia Internacional das Florestas em Cabeceiras de Basto

Plantação de árvores autóctones em Gondiães

21 de março, 2024
ICNF Norte assinala Dia Internacional das Florestas em Cabeceiras de Basto
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhou ontem, dia 20 de março, a Diretora Regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) do Norte, Sandra Sarmento, na ação de plantação de árvores autóctones promovida pela Direção Regional do ICNF do Norte que decorreu em Gondiães, no perímetro florestal da Serra da Cabreira.
A iniciativa, que contou com o apoio do município de Cabeceiras de Basto e do Conselho Diretivo de Baldios de Gondiães, teve como principal objetivo assinalar o Dia Internacional das Florestas, celebrado oficialmente hoje, 21 de março.

O evento contou, ainda, com a presença do vereador Fernando Basto, do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, da CVP - Delegação do Arco de Baúlhe, do Grupo de Redução de Ignições Norte, da Iberdrola, da Brigada de Sapadores Florestais da CIM do Ave, de elementos do Corpo Nacional de Agentes Florestais (CNAF) do ICNF, da REN, do presidente da Junta de Freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas, da Associação de Caça e Pesca de São Martinho de Gondiães e, ainda, alunos e professores do Externato de S. Miguel de Refojos.

No total foram plantadas no baldio de Gondiães duas centenas de árvores autóctones, designadamente, azinheiras, carvalhos, castanheiros, entre outras.

Num concelho onde as áreas florestais correspondem a 43,7% do território, esta ação teve por objetivo demonstrar o empenho diário de todos na defesa e gestão sustentável deste património natural e renovável que urge preservar para as gerações vindouras.

Nesta oportunidade, a Diretora Regional do ICNF do Norte e o presidente da Câmara Municipal visitaram, ainda, as obras do futuro Centro de Formação da Força de Sapadores Bombeiros de Cabeceiras de Basto, o qual receberá equipas de sapadores florestais de todo o país. As obras em curso devem estar concluídas até ao próximo mês de outubro.

Nesta visita participou, ainda, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave e demais entidades.
Scroll