Conteúdo

Grupo Magiluth lotou auditório da Casa da Juventude

com a peça «Viúva, Porém Honesta»

23 de outubro, 2015
Grupo Magiluth lotou auditório da Casa da Juventude
Uma representação cénica de grande qualidade que conta a história de uma viúva de uma forma irreverente, expressiva e de certa forma atrevida, foi trazida até Cabeceiras de Basto pelo Grupo Magiluth do Brasil que esteve em digressão por Portugal. O espetáculo ‘Viúva, Porém Honesta’ esgotou a bilheteira.
De salientar que a companhia Pernambucana que finalizou ontem, dia 21 de outubro, a sua tournée no auditório da Casa da Juventude (Mercado Municipal), foi acolhida pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal (CTCMCB), num intercâmbio cultural entre estes dois grupos.

Escrita pelo grande dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, a peça «adere ao espírito “faz de conta” da farsa, não possuindo grandes preocupações com o realismo e com os seus personagens às vezes a fazerem alguns comentários técnicos, para lembrar sempre ao espectador que o que ele está a ver é apenas uma “mentira”. O autor propõe, assim, uma nova maneira de se brincar com o tempo numa peça cheia de voltas ao passado e reviravoltas», num magnífico espetáculo de cor, luz, som e movimento.

Recorde-se que a estreia do espetáculo em Cabeceiras de Basto, no dia 20 de outubro, contou com a presença do Vice-Cônsul do Consulado-Geral do Brasil no Porto, Frederico Burgos, bem como do presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, vereadores, presidentes de Junta de Freguesia e população em geral.

Ontem, dia 21 de outubro, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, acompanhado pelo vereador Alfredo Magalhães, despediu-se do Grupo Magiluth no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A peça ‘Viúva, Porém Honesta’ recebeu o incentivo financeiro da FUNARTE (Brasil), através do Edital Funarte Nelson Brasil Rodrigues: 100 Anos do Anjo Pornográfico e teve a estreia no Teatro Dulcina, na cidade do Rio de Janeiro, em 2012.

Nestes três anos de trajetória, o espetáculo apresentou-se em mais de 50 cidades por todo o Brasil. Em janeiro de 2013, a encenação teatral ganhou os prémios de melhor espetáculo, melhor diretor (Pedro Vilela) e melhor ator (Erivaldo Oliveira) pela APACEPE (Associação de Artes Cênicas de Pernambuco). Neste momento, e contando com a itinerância internacional realizada neste ano de 2015, a peça conta já com cerca de 130 apresentações.
Scroll